BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

J. Nogueira

coluna

Perfil

Publicado: 07/10/2018 às 07h35

Destaques da região central de Rondônia

85 MIL VOTOS Neste domingo mais de 85 mil pessoas estão aptas pela Justiça Eleitoral a comparecer nas mais de 300 urnas eletrônicas para..

85 MIL VOTOS

Neste domingo mais de 85 mil pessoas estão aptas pela Justiça Eleitoral a comparecer nas mais de 300 urnas eletrônicas para digitar o seu voto, e assim, escolher seu deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da República. O Fórum Eleitoral em Ji-Paraná informou que todo o processo deve transcorrer com a maior tranquilidade, e em questão de sistema de segurança, todo o cronograma já está sendo executado desde a última segunda-feira (1) quando foi iniciado o trabalho de lacração das urnas. Em Ji-Paraná, a ausência de eleitores votantes deve se aproximar de 16 mil, algo próximo de 20%.

VOTAÇÃO

O eleitor que se dirigir neste domingo aos pontos de votação, na sua maioria escolas públicas, pode ficar tranquilo que o votar é bem simples e rápido. Primeiro ele escolhe o deputado federal (4 números), na sequência deputado estadual (5 números), senador da República (2 3 números, e por fim, governador (2 números) e presidente da República (2 números). O eleitor que baixou o aplicativo do título no celular não precisa levar o documento impresso (papel) e poderá ir à urna vestido com a camiseta do seu candidato. A votação começa às 8h e se encerrará às 17h, quem estiver na fila, não deixará de votar.

ELEIÇÕES I

Após quase 45 dias de muitas andanças, visitas, reuniões e viagens por quase todo o interior do Estado, termina neste domingo as eleições 2018 para os cargos do Legislativo (deputado estadual, federal e senador). Já para o Poder Legislativo (governador e presidente da República), tudo indica que teremos segundo turno, que poderá ‘esticar’ o processo político por mais 30 dias. Em Ji-Paraná, a expectativa é que o município volte a eleger, ao menos, dois deputados estaduais, um federal, um senador e um governador. Tudo dependente do eleitor local voltar a ser bairrista, saber da importância de ter mais de um represente no Legislativo Estadual.

FEDERAL

A mesma situação é direcionada ao cargo de deputado federal. Ji-Paraná, atualmente, conta apenas com um deputado federal que optou em concorrer ao Senado da República. Muitos acreditam que a opção não foi das melhores em decorrência da fragmentação dos votos para nada menos que 12 candidatos. Ainda assim, o município tem uma chance enorme de continuar com essa cadeira legislativa federal, e assim, permanece conquistando recursos para importantes áreas como Educação, Saúde, Agricultura e Infraestrutura da cidade.

POLICIAMENTO

O eleitor que ir às urnas neste domingo, pode ficar bastante tranquilo. As forças de segurança (Polícia Militar, Rodoviária e Federal), estão com o esquema de trabalho bastante ágil para proporcionar um dia de votação e combate à violência, e especialmente, a compra de votos. Somente a Polícia Militar colocará nas ruas mais de 300 policiais, distribuídos pelos pontos de votação e o serviço de patrulhamento normal nos bairros da cidade. Segundo o subcomandante do 2º BPM coronel Yuri Frota, a expectativa é que poucas ocorrências sejam registradas.

AFLIÇÃO

Aflição mesmo será a partir das 17h quando começam a chegar as urnas no Fórum Eleitoral de Ji-Paraná, localizado na avenida Marechal Rondon, bairro centro. Um telão deverá ser instalado no lado externo onde centenas de correligionários e também candidatos se aglomeram para acompanhar o resultado voto a voto. A tendência é que já a partir das 19h30 muitos já iniciem a comemoração pelo êxito da campanha realizada, com alguns realizando até carreatas. Que se elejam aqueles que realmente transmitiram boas propostas, amor por Ji-Paraná, e especialmente sinceridade ao eleitor.

Bom Domingo e Excelente voto para todos nós!