Porto Velho/RO, 25 Março 2024 19:11:39

J. Nogueira

coluna

Publicado: 25/10/2018 às 07h51min

A- A+

Destaques da região central de Rondônia

MORRO O Departamento de Estrada e Rodagem (DER/RO), através da residência regional de Ouro Preto do Oeste, concluiu as obras de..

MORRO

O Departamento de Estrada e Rodagem (DER/RO), através da residência regional de Ouro Preto do Oeste, concluiu as obras de rebaixamento do morro da estrada estadual conhecida como Linha 200 que liga o município de Vale do Paraíso ao distrito de Santa Rosa. A distância da sede municipal ao distrito é de 42 quilômetros, e neste percurso, existem alguns pontos que dificultam o tráfego de veículos pesados. Segundo o chefe da residência, Luiz da Silva, a execução do trabalho recebeu todo apoio da direção geral do órgão, tendo ele destacado a importância do serviço para o escoamento da produção agrícola diariamente por esta referida via.

NOTA

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Públicos do Município da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste (Stpmop), eleita recentemente, enfrenta um dos seus primeiros desafios, que é o remodelamento da lei que regulamenta o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (IPSM). Com essa proposta, criou-se uma situação de animosidade entre o Poder Executivo e alguns setores que envolvem tanto os servidores quanto o próprio IPSM. Com isso, o sindicato optou por não tomar partido nos embates em si, mas se preocupa com a situação, que é a votação do Projeto de Lei n° 2.382 de 10 de outubro de 2018, que propõe mudar a maneira de eleger os próximos presidentes da autarquia.

INELEGÍVEL

A Câmara Municipal de Jaru reprovou na segunda-feira (22), as contas do ex-prefeito Inaldo Pedro Alves, relacionadas ao ano de 2016. Com oito votos a sete a Casa de Leis, acompanhou o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que se manifestou pela reprovação das contas. Segundo o plenário do TCE, Inaldo Pedro teria causado desiquilíbrio financeiro nas contas da prefeitura ao cometer faltas graves como deixar de recolher contribuições patronais e encerrar sua gestão com insuficiência financeira para saldar os compromissos assumidos.

DENGUE

Ainda em Jaru, a prefeitura através das secretarias de Infraestrutura e Saúde inicia na segunda-feira (29), mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela. Nesse mutirão de limpeza será usado todo o maquinário nos bairros e nos distritos do município, recolhendo eletrodomésticos usados, eletrônicos, garrafas PET, pneus e vasilhames, entre outros objetos que possam acumular água. Não serão recolhidos galhos, entulhos e resíduos de construção. O vice-prefeito Jeverson Lima, ressaltou que a população precisa retirar todo esse lixo e deixá-lo na calçada.

SECA

Água barrenta das primeiras chuvas estaria dificultando a filtração e vazão de água limpa para os setores mais elevados, em Alvorada D’Oeste. Essa situação não é nenhuma novidade para os consumidores do órgão responsável pela distribuição de água potável, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saee). Esta semana, o Saae emitiu um alerta, pedindo que a população passe a economizar água, evitando o desperdício. Na nota, o órgão informou estar monitorando a vazão de água limpa na estação de tratamento, e que o nível de água no reservatório responsável pelo abastecimento é considerado normal. O problema estaria na captação de água barrenta.

PREVENÇÃO

Já em Cacoal, a prefeita Glaucione Rodrigues determinou que os técnicos do Sistema de Água e Esgoto (Saae) iniciem trabalho objetivando a manutenção de estruturas, ampliação de capacidade de captação e monitoramento da qualidade da água fornecida à população. As chuvas com maior frequência neste período estão entre os fatores que causaram essas medidas, já que nesta época as águas do rio Machado, onde é feita a captação, tem maior índice de turbidez, o que exige maiores cuidados. Durante a manutenção que estava prevista na Estação de Tratamento e distribuição, foram substituídos os elementos filtrantes e reparos no decantador e reservatório de água, além de elevatórias de Esgoto (ETE) e limpeza e desobstrução em redes de esgoto e poços de visita (PVs) em vários pontos da cidade.


Deixe o seu comentário