BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Destaques da região central de Rondônia

PEDAL Está programado para o próximo sábado (8) a 3ª edição do Pedal Direito de Viver.

Publicado: 04/12/2018 às 11h19

Está programado para o próximo sábado (8) a 3ª edição do Pedal Direito de Viver. De acordo com os organizadores, a saída será às 15 horas do parque de exposição ‘Expo Show Norte’ de Ouro Preto e a expectativa é das melhores possível. Segundo a organização estão sendo esperados mais de 500 ciclistas, representando várias cidades da região como Jaru, Theobroma, Vale do Paraíso, Anari, Nova União, Mirante da Serra, Urupá, Alvorada, Presidente Médici e Ji-Paraná. Este ano, serão três opções de percursos: 30 quilômetros (fácil/curto), 45 (médio/intermediário) e 85 (longo/forte). A organização é da Maçonaria Estrela do Norte 14.

DANOS

Divulgação

A forte chuva registrada na região de Mirante da Serra, na sexta-feira (27) deixou um rasto de destruição nas estradas rurais deste município. Por causa do grande volume de água vários bueiros e pontes nas linhas rurais ficaram comprometidas, equipe da secretaria de obras entrou em ação em caráter emergencial com objetivo de manter o tráfego normal nos pontos considerados essenciais. Na linha 68, por exemplo, bueiros e pontes recém-construídas ficaram danificados devido o grande volume de enxurrada. O secretario de obras, Jeronimo Silva (Nominho) lamentou a situação, afirmando que os trabalhos já foram iniciados, e será intensificado esta semana.

PARCERIA

A mesma situação passa o município de Jorge Teixeira. No distrito de Colina Verde, o problema das enchentes que invadem as vias e causam transtornos teve na última semana uma ação da prefeitura e do Estado na busca de uma solução definitiva. A parceira terá a participação do do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER)que cedeu uma Escavadeira PC para o serviço de limpeza completa do canal por onde escoa a água do rio Piripipi, que através de um igarapé que atravessa a área urbana do distrito. Outro trabalho realizado foi o rebaixamento dos tubos ármicos colocados numa ponte construída sobre o leito do mesmo rio.

AROM

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM), conta com uma nova diretoria eleita para o triênio (2019/2021). Dos 50 prefeitos aptos a votar, 42 compareceram ao pleito, e por unanimidade elegeram a chapa encabeçada pelo prefeito Claudio dos Santos, de Theobroma. Desta forma, 84% dos associados se aglomeram no grupo no qual inverte-se os papeis, assumindo a presidência, em 1º de janeiro, o prefeito Cláudio, tendo como vice, o atual presidente Airton Gomes. Para o atual presidente, as melhorias trazidas na atual gestão deixam uma marca histórica no municipalismo de Rondônia. Pela primeira vez, a votação foi eletrônica.

QUEIMADOS

Já no município de Alvorada, dois caminhões estacionados na garagem da secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), foram destruídos por pegaram fogo na tarde de sábado (1). Segundo servidores, o sinistro teria iniciado próximo das 14h20, em um dos veículos, supostamente com pane elétrica. O caso já teria sido registrado na delegacia de Polícia Civil local para as investigações devidas. Os veículos ficaram parcialmente destruídos com danos principalmente nas cabines. As primeiras informações é que os motores aparentemente não teriam sofrido qualquer dano, e nenhuma pessoa presente no local, teria se lesionado. O caso repercutiu negativamente nas redes sociais da região.

SÃO PEDRO

Moradores do bairro Parque São Pedro, primeiro distrito de Ji-Paraná, através de um grupo de Whatsapp reivindicam uma urgente limpeza nas vias públicas da citada comunidade. Um exemplo mostrado na rede social é o caso da rua Chico Mendes que pela foto, quase que completamente tomada pelo mato. Outra rua também bastante carente de manutenção é dos Colegiais.

PEDAL

A sede da Associação Atlética Cascavel foi o ponto de partida do Pedal do Bem da Rede TV! Rondônia, Diário da Amazônia e Rádio Alvorada (FM 90.7) de Ji- Paraná. Paralelamente, também ocorreu o Pedalando Pela Vida, com os participantes doando sangue ou incentivando pessoas a praticar o mesmo gesto humanitário, como percebeu a ciclista Marta Izabel que parabenizou a organização do evento. Marcaram presença atletas de Ji-Paraná, Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Presidente Médici, Pimenta Bueno, Alvorada, Rolim de Moura, Santa Luzia, Alta Floresta e São Francisco. O diretor do SGC, Denis Marques, agradeceu o apoio Detran, Polícia Militar, AMT, Corpo de Bombeiros, além das empresas parceiras.

KIT AGRÍCOLA

A Associação Asproflor recebeu um kit agrícola (trator, carreta e arador de 16 discos) no último final de semana. Os equipamentos ajudarão no aumento da produção com mais qualidade e agilidade. A entidade fica localizada na Linha-81 de Ouro Preto, sendo os equipamentos adquiridos junto ao Governo Federal, enviados à prefeitura e está fazendo a entrega para a Asproflor através de ação parlamentar do senador Acir Gurgacz e do deputado estadual Airton Gurgacz. O presidente da Asproflor, Claudinei Lenk disse que há muito tempo os associados sonhavam com esse momento, mas não tinham condições próprias para adquirir os equipamentos.

ANEL

O Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER RO) pretende concluir as obrasdo Anel Viário de Ji-Paraná, em no máximo dois meses. Segundo o órgão, em Ji-Paraná, todo maquinário está concentrado nas duas rotatórias nas saídas para Ouro Preto D’Oeste e Presidente Médici, em consequência desse trabalho o trânsito está mais lento. Segundo Alexandre Brito (Lino) da Usina de Asfalto o projeto contempla quatro rotatórias, sendo que duas delas já estão prontas (cruzamento com a RO-135 e entrada para o setor Itapirema). A empresa Sinape já concluiu a instalação do defensor próximo às pontes, média de dois mil metros de estrutura metálica. O tráfego de carretas dentro do perímetro urbano de Ji-Paraná, já caiu em mais de 85%.

VIATURA

A unidade do 2ª Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (GBM) de Ji-Paraná ganhou mais um importante reforço para as suas atividades diárias. Esta semana foi entregue um veículo para combate a incêndios florestais e busca e salvamento de vidas. A caminhonete com custo de R$ 140 mil foi adquirida com recursos do programa Fundo Amazônia do Governo Federal (FAGF), e segundo o comandante capitão BM José Aparecido (Dos Santos) em junho, o GBM também recebeu um caminhão auto/tanque com capacidade armazenar até 10 mil litros d’água. Atualmente, o GBM conta com três caminhonetes, quatro caminhões, quatro unidades de resgate, quatro barcos, uma moto aquática e dois carros administrativos.

DENÚNCIA

A direção da maternidade municipal situada no anexo do hospital de Ji-Paraná já está apurando a denúncia de uma mãe que afirma ter ficado algumas horas esperando ter seu filho, e acabou abortando dentro de um dos banheiros da unidade. Segundo ela, com a demora a situação se agravou e as dores aumentando, sendo que ela foi ao banheiro, e inesperadamente acabou abortando. Uma ocorrência foi registrada na delegacia de Polícia Civil. A direção da unidade, informou que não foi a demora, que ocasionou o aborto espontâneo, e sim os indícios de gravidez de risco com abertura do colo. Ele também descartou possível omissão ou negligência.

PARQUE

E o Parque Ecológico de Ji-Paraná a cada semana vem registrando aumento no número de visitantes. Segundo a secretaria de Meio Ambiente (Semeia), a maioria é de Ji-Paraná, mas os índices de visitantes residentes em outras cidades e até mesmo de outros Estados é cada vez maior. O parque conta com duas passarelas, quadras esportivas, praça na rua da Estrada Velha, praça central, lago e um mirante. Ainda de acordo com o município, a área, totalmente preservada, deverá receber novos benefícios, muito em breve!

Excelente Domingo!

Deixe o seu comentário