Porto Velho/RO, 20 Março 2024 23:59:11

J. Nogueira

coluna

Publicado: 12/08/2019 às 14h31min

A- A+

Destaques região central

SEM CONTROLE  Em alguns bairros de Ouro Preto, moradores estariam reclamando do serviço da coleta de lixo e do Centro de Controle e..

SEM CONTROLE 

Em alguns bairros de Ouro Preto, moradores estariam reclamando do serviço da coleta de lixo e do Centro de Controle e Zoonoses. Segundo eles, animais soltos estão constantemente rasgando sacos com lixo e os espalham pelas vias. Um exemplo, segundo o residente, João Maria próximo da avenida Daniel Comboni do bairro Jardim Bandeirantes, a situação acontece ocorrendo há muito tempo. Ele afirma já ter feito várias reclamações, mas sem êxito. Outros moradores lembram que funcionários, primeiro recolhe o material da lixeira e os deixam amontoados, e antes que o coletor chegue, os cães e gatos espalham tudo.

HABITAÇÃO

Ainda em Ouro Preto, o prefeito Vagno Panisoly, esteve no teatro municipal onde se reuniu com representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) e moradores contemplados pelo projeto ‘Minha Casa Minha Vida’ do conjunto habitacional Ouro Preto II. A reunião debateu o trabalho de finalização da construção dos imóveis, em decorrência do abandono da obra pela empresa Apane. Vagno Panisoly reiterou o compromisso com o projeto e lembrou já ter acionado a empresa no Ministério Público Federal e Polícia Federal. A CEF informou que busca segurança jurídica nas ações, por se tratar de recursos públicos provenientes do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).

CONDENADOS

Os primos Jean Carlos dos Santos e João Batista dos Santos, conhecido por ‘Jean e João da Muleta’, ambos de Jaru, foram condenados pela Justiça Estadual. Os dois foram acusados da prática de Improbidade Administrativa pelo Ministério Público (MP), e sentenciados pelo magistrado, Luís Marcelo Batista da Silva, titular da 1ª Vara Cível de Jaru. Segundo o MP, o ex-deputado estadual “João da Muleta”, fora “funcionário fantasma” da prefeitura de Jaru entre julho/2011 e agosto/2012, período em que o primo Jean Carlos era prefeito do município. Cabe recurso da sentença. 

DEBATE

No município de Jorge Teixeira, dezenas de moradores participaram na última se semana da reunião na sede da secretaria de Agricultura (Semagri). O evento serviu para debater a possibilidade da chegada de uma unidade da agência do Bando do Povo. Segundo a Semagri, a instalação da agência financeira tem o objetivo de impulsionar microempreendedores urbanos e rurais, facilitar as ações com pouca burocracia através de uma linha de crédito, com juros subsidiados pelo Estado, diferente as praticadas pelos bancos tradicionais. O resultado foi bastante satisfatório.

ROTATÓRIAS

Em Jaru, o município terá instalados nos próximos dias, cinco rotatórias em cruzamentos estratégicos da cidade. O serviço teve início na última semana e as rotatórias serão instaladas nas ruas Tiradentes e Rio de Janeiro, Goiás e Raimundo Cantanhede, Rio Grande do Norte e avenida D. Pedro I, Rio Grande do Norte e Linha 605, além da rua Rio de Janeiro com avenida Padre Adolpho Rohl. Segundo o órgão gestor do trânsito, a implantação servirá para disciplinar o fluxo de veículos nesses locais. A ação tem o objetivo de diminuir o número de acidentes e facilitar o fluxo de veículos no município.

META

A Secretaria de Assistência Social (SEMA), de Presidente Médici, informou ter alcançado 89% da meta estipulada pelo Governo Federal, no acompanhamento das famílias inscritas no programa social “Bolsa Família”, na primeira vigência desse ano. Segundo a assistente social, Joismara de Almeida Fazio, a meta era de 74%, das 4.623 famílias inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) sendo 1.777 delas diretamente no referido programa. Ainda segunda ela, a média nacional para atualização cadastral é de 0,86% e Presidente Médici alcançou 0,89%.


Deixe o seu comentário