Porto Velho/RO, 29 Março 2024 04:00:48
Diário da Amazônia

Detran classifica cinco trabalhos no Programa de Educação Viária

Detran RO classifica cinco trabalhos no Programa de Educação Viária é Vital que irão concorrer entre os 10 melhores do país

A- A+

Publicado: 08/11/2019 às 15h00min

O Programa de Educação Viária é Vital da Fundação Mapfre, que fechou parceria com o governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretaria Estadual de Educação (Seduc), teve cinco projetos de educação de trânsito classificados na regional, que irão concorrer entre os dez melhores projetos nacionais. O resultado será divulgado no Encontro Nacional de Educação Viária é Vital, que será realizado no próximo dia 29 deste mês em São Paulo.

Coronel Neil Gonzaga falando com os professores na abertura do Programa de Educação Viária é Vital em Porto Velho no final de maio deste ano

A abertura do curso ocorreu no dia 30 de maio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Murilo Braga, em Porto Velho, e contou com a participação de professores da rede estadual, municipal e particular de ensino dos 52 municípios de Rondônia. O Programa de Educação Viária é Vital contou com quatro horas/aula presenciais e 36 horas/aula pela metodologia de Ensino à Distância (EAD), Cerca de 200 professores dos 52 municípios do Estado participaram do Programa.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, ressaltou a importância do resultado na fase regional, onde projetos de cinco escolas de Rondônia foram classificados e estarão disputando entre os 10 melhores do Brasil. “Independente do resultado final, o estado de Rondônia já foi premiado com o trabalho dos nossos valorosos professores que empenharam em seus projetos. O resultado foi surpreendente, todos os educadores estão de parabéns e quem ganha com isso é a sociedade”.

O diretor geral do Detran agradeceu o governador Marcos Rocha por acreditar e apoiar as ações voltadas à educação de trânsito e também destacou a importância da parceria da Seduc e dos municípios, por meio de suas secretarias de Educação, e da Fundação Mapfre que acreditou no Detran para buscar as parcerias necessárias para que tudo funcionasse da melhor forma e o resultado não poderia ser diferente. A Fundação Mapfre, por meio de sua representante Dolores Gonçalves, não mediu esforços para auxiliar na qualificação dos educadores que além de adquirirem conhecimento tem a missão de serem multiplicadores nas escolas de suas regiões. “A educação é a base de tudo, temos que mudar culturas e comportamentos para termos um trânsito mais humano e seguro”, afirmou Neil Gonzaga.

Na ocasião da abertura do curso em Porto Velho, o secretário de Educação, Suamy Lacerda, destacou a importância da parceria com o Detran e afirmou que, por meio do Projeto Educação Viária, levará Educação de Trânsito aos 52 municípios de Rondônia. O curso de Educação Viária é Vital, oferecido pela Fundação Mapfre aos professores, tem como objetivo ensinar os educadores a desenvolver os projetos de Educação de Trânsito juntamente com os alunos, levando em conta a realidade de sua região ou cidade. “Um menino de sete anos será um motorista do futuro”, disse o secretário Suamy Lacerda, reafirmando a importância de se trabalhar Educação de Trânsito nas escolas.

A diretora adjunta do Detran, Benedita Oliveira, disse que a parceria entre o Detran e a Fundação Mapfre começou em abril deste ano, quando o diretor da empresa, Renato Fernandes, durante uma reunião de trabalho em Brasília, fez as tratativas para sua formalização e o resultado são cinco projetos de Educação de Trânsito classificados e com grandes chances de ficarem entre os 10 melhores do país”, disse a diretora adjunta do Detran.

Coronel Neil Gonzaga falando com os professores na abertura do Programa de Educação Viária é Vital em Porto Velho no final de maio deste ano

Benedita Oliveira também agradeceu o apoio incondicional do diretor geral do Detran, coronel Neil Gonzaga e do secretário de Educação, Suamy Lacerda, que não mediram esforços para que o Programa de Educação Viária é Vital fosse desenvolvido da melhor maneira possível. “Apesar de ser policial militar da reserva remunerada, me identifico muito com a educação, pois sempre atuei na área por acreditar que a educação é uma ferramenta transformadora”, acrescentou Benedita Oliveira.

O Programa Educação Viária é Vital foi desenvolvido de forma regionalizada com encontros presenciais nos municípios de Jaru, Cerejeiras e Vilhena. A programação obedeceu ao planejamento e a estratégia adotada em Porto Velho, quando do lançamento do programa em Rondônia.

O conteúdo do Programa Educação Viária é Vital, embora muito simples, atende à critérios e uma metodologia única para o país, com encontros de formação presencial e de Educação a Distância (EAD), que estimulam o desenvolvimento de projetos para o trânsito com a participação dos alunos e da própria comunidade.

O objeto é a preparação de professores e alunos, e por isso é focado na capacitação de educadores que desenvolvem trabalhos dentro das salas de aula com alunos do ensino fundamental e médio, e ali mesmo suscita e promove pesquisas de base sobre as condições da circulação viária no âmbito de suas escolas e da própria comunidade em que vivem, incentivando medidas e ações que tornem a circulação mais segura, eficiente e mais humana.

Projetos Classificados:

Professora: Elenice Piana

Instituição: Centro Municipal de Educação Infantil Madre Tereza de Calcutá

Projeto: Educação, Trânsito e Cidadania na Educação Infantil

Município: Ariquemes, RO

 

Professora: Eliana Ferreira de Sousa

Instituição: Escola de Ensino Fundamental e Médio Costa Júnior

Projeto: Educação, Trânsito e Cidadania

Município: Governador Jorge Teixeira, RO

 

Professor: Jociel Antônio Gonçalves

Instituição: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Artur da Costa Silva

Projeto: Você faz parte do Trânsito

Município: Alto Alegre dos Parecis, RO

 

Professora: Remilda Gonçalves Campista

Instituição: Educação Infantil Moranguinho Feliz

Projeto: Trânsito e Cidadania tudo a ver

Município: Cerejeiras, RO

 

Professora: Rosineide Barbosa da Silva

Instituição: Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Chapeuzinho Vermelho

Projeto: Bipib

Município: Ariquemes, RO

 

Fonte: Secom – Governo de Rondônia



Deixe o seu comentário