Porto Velho/RO, 19 Março 2024 14:24:30
RONDÔNIA

Detran inicia ações do “Maio Amarelo”

Acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo, segundo a OMS.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 01/05/2016 às 05h30min | Atualizado 30/04/2016 às 11h48min

Ação tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de acidentes de trânsito

Ação tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de acidentes de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia(Detran-RO), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Estadual de Educação, Universidade Federal de Rondônia, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Trânsito, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros, Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero),  Unimed e representantes do setor privado de Porto Velho convidam a população para abertura das atividades do Movimento “Maio Amarelo” que será realizada hoje com uma caminhada. A concentração está prevista para às 7h30, em frente à sede da Fiero, localizada na rua Rui Barbosa, 1112, bairro Agricolândia na capital.

O Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortos e feridos no trânsito.

Considerando que os acidentes de trânsito assumem, no momento atual, o perfil de uma epidemia para a qual deve haver medidas preventivas e combativas.  Por este motivo, o símbolo do Movimento é um laço na cor amarela, ressaltando que a segurança no trânsito, a exemplo da Aids e outras doenças, também é uma questão de saúde.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo e a primeira causa de mortes entre jovens de 15 a 24 anos. “Nossa ideia é mobilizar a sociedade a participar e se conscientizar sobre segurança no trânsito”, segundo o diretor-geral do Detran, José de Albuquerque, a autarquia em parceria com o governo do Estado promoverá várias ações em conjunto com a sociedade e empresas para conclamar a população para participar do movimento Maio Amarelo.

As atividades previstas para acontecer ao longo do mês em Rondônia são: abordagens educativas, palestras em instituições de ensino, blitze educativas, reunião pública sobre ordenamento viário e fiscalizações de trânsito.

Além de mobilizar órgãos de trânsito de diferentes esferas, o Maio Amarelo articulará escolas das redes pública e privada, universidades públicas e particulares, meios de comunicação, sindicatos, times de futebol e empresas em geral. Qualquer empresa, órgão ou entidade pode apoiar o movimento. A ideia é cada um usar a criatividade para fazer alusão ao Maio Amarelo, dentro de suas possibilidades.

O Detran-RO também está pronto para receber sugestões e orientar como por em prática ações para o Maio Amarelo. O Órgão pede aos órgãos públicos e empresas que tiverem monumentos ou torres de transmissão possam iluminá-los de amarelo ao longo do mês. Para participar o cidadão ou empresa poderá entrar em contato pelos telefones (69)3217-2939  ou (69)3217-2984.



Deixe o seu comentário