Porto Velho/RO, 19 Março 2024 22:34:13
Diário da Amazônia

Detran/RO oferta exame preventivo do câncer de mama

No Brasil, o câncer de mama  já é o que mais causa mortes  entre as mulheres. O Detran/RO (Departamento Estadual de Trânsito), em..

A- A+

Publicado: 16/10/2014 às 14h45min | Atualizado 28/04/2015 às 14h13min

No Brasil, o câncer de mama  já é o que mais causa mortes  entre as mulheres.

Caminhão do Hospital  do Câncer estará no pátio do Detran/RO nesta quinta-feira

Caminhão do Hospital do Câncer estará no pátio do Detran/RO nesta quinta-feira

O Detran/RO (Departamento Estadual de Trânsito), em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, realiza nesta quinta-feira, 16, um mutirão de exame preventivo do câncer de mama. O público-alvo são as servidoras do órgão e seus familiares.

A carreta do hospital estará no pátio do edifício-sede do Detran no horário das 8h às 17h. Para fazer o exame a interessada deve ter entre 40 anos a 69 anos. Na unidade móvel é feito o rastreamento do câncer de mama por meio de exames preventivos.

O Exame Clínico das Mamas deve ser realizado conforme as recomendações técnicas do Consenso para o Controle do Câncer de Mama. A sensibilidade do ECM varia de 57% a 83% em mulheres com idade entre 50 e 59 anos, e em torno de 71% nas que estão entre 40 e 49 anos.nA especificidade varia de 88% a 96% em mulheres com idade entre 50 e 59 e entre 71% a 84% nas que estão entre 40 e 49 anos.

A mamografia é a radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros).

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta frequência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

Este tipo de câncer representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua frequência tantos nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.



Deixe o seu comentário