Porto Velho/RO, 21 Março 2024 11:45:18
VARIEDADES

Devemos permitir que filhos adolescentes façam sexo em casa?

Dilema: o que faria se a sua filha ou filho adolescente perguntasse se pode trazer o namorado (a) para dormir em casa?

A- A+

Publicado: 29/01/2020 às 09h09min

Num artigo de opinião escrito para a publicação HuffPost AU, Matty Silver, especialista em relações e sexóloga explica que ao longo dos anos muitos pais têm pedido o seu parecer acerca deste polêmico tema, já que muitos ainda consideram ser extremamente difícil falar com os filhos sobre sexo.

Segundo a especialista, as atitudes dos pais tendem a variar dependendo da nacionalidade. No caso de Silver, que nasceu na Holanda, aquele país tem uma postura mais tranquila e de aceitação a esse respeito.

Segundo a sexóloga explicou ao HuffPost, estima-se que dois terços dos pais holandeses permitem que os filhos de 16 e 17 anos durmam com os parceiros em casa.

A pesquisa Sex, Love and Autonomy in the Teen-age Sleepover (Sexo, Amor e Autonomia de Adolescentes que Dormem Fora), de 2003, realizada pela pesquisadora norte-americana Amy Schalet, comparou a atitude de pais holandeses com a dos americanos.

A pesquisa concluiu que os pais holandeses tendem a minimizar a perspectiva desafiante da sexualidade adolescente, normalizando o ato. “Acreditam no processo de amadurecimento físico e emocional para o sexo. Acham que os jovens podem se autorregular quando incentivados a avançar e a se preparar de maneira adequada e gradual”, explica Matty Silver ao HuffPost AU.

A sexóloga diz ainda que ao contrário do que pensam os pais americanos, muitas vezes céticos quanto à capacidade dos adolescentes de se apaixonarem, os pais holandeses acreditam na possibilidade desse sentimento num idade tão jovem.

Nesse sentido, e contrariamente ao que muitos poderiam acreditar, “os adolescentes holandeses tendem a esperar mais antes de ter relações sexuais, a ter menos parceiros e a usar anticoncepcionais de forma correta e constante, o que produz taxas muito mais baixas de aborto e gravidez na adolescência”, continua Silver.

O principal motivo disso, segundo a especialista, deve-se ao fato de que o país tem uma abordagem liberal sobre o sexo, e a educação sexual dos adolescentes (que é obrigatória nas escolas) baseia-se no princípio de que os jovens são curiosos sobre a sexualidade e têm direito a informações precisas e abrangentes.

“Voltemos então ao dilema de dormir fora de casa. Ser consciente de que seu filho é sexualmente ativo é bem diferente de se sentir tranquilo ao saber que ele está fazendo sexo no quarto ao lado. Afinal, por que criar uma situação em que os filhos são forçados a se esconder, a agir sorrateiramente e a serem desonestos, assumindo riscos desnecessários e tomando más decisões sobre a sua saúde física e emocional?”, argumenta Matty Silver.

E finaliza: “Se quiser que os seus filhos adolescentes estejam seguros, não feche os olhos nem espere que eles não façam sexo – o mais provável é que façam!”.

 

Fonte: Noticias ao Minuto



Deixe o seu comentário