Porto Velho/RO, 31 Março 2024 06:34:57
Diário da Amazônia

Dia de Campo debate sobre a cadeia produtiva do peixe

O objetivo é trazer mais profissionalismo para o segmento e abrir novos mercados.

Por Redação
A- A+

Publicado: 23/03/2019 às 10h10min

O quarto dia de Campo foi organizado pelo Sebrae Rondônia e Associação dos Criadores de Peixes de Ariquemes e Região (Acripar) e foi realizado na fazenda Juliana, em Ariquemes. O objetivo é trazer mais profissionalismo para o segmento e abrir novos mercados.

Daniel Pereira, do Sebrae, fala da produção de peixes. – Foto: Divulgação

O superintendente do Sebrae, Daniel Pereira, disse que a piscicultura cresceu em oito anos mais de mil por cento. Daniel disse que o Sebrae precisa de parceiros e que se somando pode implementar uma nova ótica no setor produtivo, que é aumentar eficiência do setor por meio de mais conhecimento. “Por exemplo, o setor precisa investir em consultorias e para isso o Sebrae paga 70% em consultoria para os interessados”, informou Pereira.

O secretário de Agricultura do Estado, Evandro Padovani, afirmou que é importante que os recursos disponíveis cheguem até os criadores de peixe ao afirmar que não há mais espaço para amadorismo no setor produtivo e destacou a importância da assistência técnica.

O secretário da Sedam de Rondônia, Elias Resende de Oliveira, disse que a Sedam é uma Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e que é preciso encarar esse desafio de desenvolver o setor produtivo integrando com desenvolvimento ambiental.

Padovani afirmou é preciso desburocratizar a legislação para não atrapalhar a produção no estado de Rondônia. Disse ainda que, as renovações das licenças da piscicultura serão feitas por meio de um mutirão que analisará mais quatro mil processos relacionados à piscicultura.

Luciano Brandão, diretor presidente da Emater disse que é importante os criadores buscarem conhecimento para a melhoria dos setor. Também destacou o alinhamento das várias secretarias estaduais com o setor produtivo de Rondônia.

INCENTIVOS
O presidente da Acripar, Francisco Farina, disse que a entidade tem a finalidade de apoiar e desenvolver ações e projetos promovendo o apoio principal à criação de peixes. Farina destacou que o Sebrae é “os braços” do setor produtivo e que a cadeia do peixe em Rondônia precisa continuar se organizando para buscar melhorias ao setor.



Deixe o seu comentário