Porto Velho/RO, 27 Março 2024 09:39:05
RONDÔNIA

Dia do Cooperativismo será marcado por ação social

4ª edição da Ação Social “Dia C” – Dia de Cooperar, na escola Eduardo Lima e Silva, na zona Sul da cidade, das 9h às 13h.

Por Daniela Castelo Branco Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 29/06/2017 às 07h10min

Salatiel explica os últimos preparativos para o evento

No dia em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, sábado (1), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-RO)- Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Rondônia (Sescoop-RO), vai promover a 4ª edição da Ação Social “Dia C” – Dia de Cooperar, na escola Eduardo Lima e Silva, na zona Sul da cidade, das 9h às 13h.

A OCB é a entidade que congrega todas as Cooperativas brasileiras, de todos os ramos. É uma entidade privada que representa formal e politicamente o sistema nacional, integra todos os ramos de atividade do setor e mantêm serviços de assistência, orientação geral e outros de interesse do Sistema Cooperativo.

O evento que tem a parceria do governo do Estado, Prefeitura Municipal, Sistema S (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Existem ainda os seguintes: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); e Serviço Social de Transporte (Sest), Associação Zequinha Araújo, empresas e médicos engajados na causa, acontece nessa data em todo o País, e é marcado por ações sociais e atendimentos gratuitos em que as cooperativas do Brasil inteiro estarão unidas para promover esse dia de cooperação.

Na ocasião, serão promovidos serviços de atendimentos médicos, atividades infantis, teste rápido de hepatite, aferimento de pressão, atendimento jurídico, cortes de cabelos, emissão de identidades, palestras, dicas de orientações de controle de orçamento financeiro, dicas de saúde para mulheres e idosos, orientações nutricionais, dicas de maquiagem entre outras ações, todas de forma gratuita.

“São as cooperativas contribuindo com a sociedade e, assim cumprindo com o princípio básico do corporativismo, art. 7º, que é o interesse pela comunidade. Esse evento teve início em Minas Gerais e desde aí, vem se espalhando pelo Brasil inteiro. Hoje o cooperativismo compreende treze ramos, porém nove ramos são bem atuantes em Rondônia. As cooperativas no Estado estão presentes nos 52 municípios e distritos, somando quase 140 mil associados, com destaque para o ramo de crédito”, destacou Salatiel Rodrigues, presidente do Sistema OCB- Sescoop-RO.

Ele explica ainda que as ações coorporativas são contínuas e realizadas o ano inteiro pela OCB, que junta todas as cooperativas para estarem fazendo o seu papel de contribuir com a sociedade na busca de melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover assim, o desenvolvimento de Rondônia.

“Recomendamos às pessoas que cheguem cedo para adquirir suas senhas para serem atendidas mais rapidamente e que visite a cooperativa de sua cidade para saber qual dia vai ser o “Dia C”- Dia de Cooperar, porque lembrando que as ações irão acontecer também após essa data, em que cada uma vai realizar suas ações individualmente”.



Deixe o seu comentário