Porto Velho/RO, 20 Março 2024 08:20:00
RONDÔNIA

Dia dos Namorados aquece o comércio

Segundo lojistas da capital, procura por presentes cresceu na semana e deve ter saldo positivo.

Por Cíntia Valadares Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 12/06/2015 às 05h00min | Atualizado 12/06/2015 às 09h06min

C2 - DIA DOS NAMORADOS-11-06-15-FOTO.RONI CARVALHO (16) copy

De acordo com o gerente, kits de presentes já montados são opção para aqueles que não gostam de enfrentar lojas lotadas e filas por muito tempo

Hoje é o Dia dos Namorados! Data em que pessoas apaixonadas presenteiam quem amam. Os namorados já estão gastando bastante este ano em Porto Velho. Ao contrário do que apontam as pesquisas, muita gente não economizou na hora de comprar o presente da pessoa amada. De acordo com Jamila Souza, gerente da loja O Boticário, este ano a procura por presentes cresceu, o que aumentou também foi a pressa na hora da compra.

“O brasileiro é assim, sempre deixa tudo para a última hora, então nos últimos dias a procura cresceu bastante, com isso a loja ficou lotada e como muitos não gostam de ficar procurando, esperando e pesquisando quando a loja está cheia, eles optam por comprar kits já montados por nossa equipe sem querer saber de preço”, comentou.

Para Wesley Lima, gerente da Aya Presentes, em vista do ano passado, este ano as vendas aumentaram. “Ano passado teve a Copa do Mundo e muita gente não se atentou à data. Contudo, este ano estamos vendendo bem. O legal é que as pessoas chegam e não compram só um produto, elas acabam montando kits presentes, com o estilo da pessoa amada e não vejo muita gente pensando em economizar”, declarou.

C2 ABRE - DIA DOS NAMORADOS-11-06-15-FOTO.RONI CARVALHO (38) copy

Pesquisa com mais de 3 mil pessoas revelou que 20,5% dos namorados não pretendem comprar presentes nesta data

Previsão de alta de 10% nas vendas do shopping

Segundo a assessoria de comunicação do Porto Velho Shopping, a perspectiva de crescimento para este ano é de 10% na média de aumento das vendas. Para alcançar o público, o shopping realizou várias ações referentes à data como cantores andando pelo empreendimento e homenageando os namorados. Hoje, os casais que realizarem compras a partir de R$ 50, ganham fotos em uma cabine. Há ainda a promoção ‘Como é bom namorar aqui’, em que os casais que postarem fotos seguindo as instruções vão aparecer em FlashTV.

Com o objetivo de facilitar ainda mais a vida daqueles mais esquecidos, que deixam realmente para a última hora, inaugurou na quinta-feira (11) um quiosque com flores e cestas, tudo para que as pessoas possam ter opções variadas na hora de presentear. No meio da correria, o assessor jurídico Carlos Aleixo não economizou nos presentes. “Ela é uma mulher incrível, merece o melhor e mesmo com pouca grana deu pra ser criativo e comprar presentes legais e sem gastar muito, mas é claro que pesquisei bastante antes de comprar”.

No centro comercial, a procura também está grande para a data. De acordo com alguns lojistas, nos últimos dias o movimento foi mais tranquilo, mas nos três últimos dias até hoje a procura aumentou. Para Sandra Nogueira, gerente comercial, apesar do crescimento na procura, muitos estão gastando menos. “As pessoas estão comprando sim. No entanto, elas buscam produtos mais em conta”, relata.

Quiosque de flores para presente clássico da comemoração

Quiosque de flores para presente clássico da comemoração

A média de preço dos presentes este ano é de R$ 100

Com o intuito de identificar onde pretendem comemorar a data, o que desejam comprar e quanto gastariam nas compras de 12 de junho, a empresa web-mobile MeSeems realizou uma pesquisa com 3.338 pessoas de todas as regiões do Brasil. Do total de entrevistados, 38% estão namorando, 42% estão solteiros, 19% estão casados e 1% divorciado. De acordo com os dados apresentados pela empresa, 63% dos que responderam pretendem comemorar o Dia dos Namorados, sendo que 53% disseram que irão passar a data com o namorado (a), 23% com esposo (a), 10% com o “ficante”, 8% com um amigo (a), 5% com noivo (a) e 1% com outras pessoas.

Em relação ao quanto pretendem gastar, 29% dos entrevistados responderam entre R$ 51 e R$ 100; 16% entre R$ 101 e R$ 150; 12% entre R$ 151 e R$ 200; 6% entre R$ 201 a R$ 250; e 6% entre R$ 251 a R$ 300. Cerca de 11% pretendem gastar acima de R$ 300 e 20% abaixo de R$ 50. Dentre os presentes mais citados em uma questão de múltipla escolha, estão: roupas (27,7%); chocolates (22,9%); perfumes (17%); flores (12,7%); sapatos/tênis (9,6%); joias (7,7%) e eletrônicos / eletrodomésticos (6%). E ainda 20,5% dos entrevistados não pretendem comprar presentes.

Quando questionados sobre o local em que devem comemorar a data, em uma questão de respostas múltiplas os entrevistados disseram 44,8% em restaurantes; 41,4% em casa; 28,6% no cinema; 20,2% no motel; 11,3% em bares; 8% em baladas e 3,8% no teatro. Dos 37% que não irão comemorar a data, 68% disseram que não têm companhia; 15% não têm o costume de comemorar; 8% não têm dinheiro; 4% estarão no trabalho e 5% por outros motivos.

O Dia dos Namorados deve movimentar, somente no varejo online, quase R$ 2 bilhões, de acordo com estimativas da ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. A receita, se confirmada, representa um crescimento acima dos 26% em relação ao mesmo período de 2014. A expectativa é que os e-consumidores (os clientes que utilizam a internet para as compras que antigamente eram realizadas em lojas físicas) realizem mais de 6 milhões de pedidos online, com destaque para as categorias “Beleza e Saúde”, “Moda” e “Eletroeletrônicos”.

 



Deixe o seu comentário