Porto Velho/RO, 26 Março 2024 05:50:50
VARIEDADES

Dia Especial mostra eficiência de desenvolvimento de piscicultura

O evento teve por objetivo apresentar a eficiência do Projeto de Desenvolvimento de Piscicultura com Sustentabilidade.

A- A+

Publicado: 07/10/2019 às 17h32min

Foto:(Reprodução)

Foto:(Reprodução)

Além de promover e incentivar a piscicultura na região, o evento teve por objetivo apresentar a eficiência do Projeto de Desenvolvimento de Piscicultura com Sustentabilidade, implantado no município desde o ano de 2016. Segundo extensionistas da Emater-RO que vem acompanhando o desenvolvimento das atividades, muitos resultados foram  obtidos  com  a  colaboração de parceiros que sempre estiveram presentes durante a evolução do projeto.

O Projeto de Desenvolvimento de Piscicultura com Sustentabilidade foi implantado com o objetivo de criar espécies comerciais mais conhecidas em cativeiro como o tambaqui e a tilápia, entre outros e introdução de outras espécies de fácil adaptação na região. Essa ação teria por finalidade aumentar a oferta na produção de pescados e a comercialização tanto do produto in natura quanto beneficiado, visando não apenas o consumo interno, mas também o mercado de exportação internacional.

Durante as atividades do Dia Especial, os participantes tiveram a oportunidades também de conhecer as tecnologias atuais e os resultados satisfatórios das pesquisas desenvolvidas, bem como melhoramento genético, bancos de dados, qualidade da água, fatores climáticos e de riscos, doenças, tratamentos e soluções práticas.

As temáticas apresentadas em palestras foram as seguintes: 1ª Palestra: Perspectiva e Panorama da Piscicultura no Estado de Rondônia, ministrada pelo extensionistas da Emater/Presidente Médici, Roberto Stofel Lamborguini; 2ª Palestra: Qualidade da Água e Nutrição de Peixes, ministrada pelo engenheiro de pesca e aquicultura na UFGRS e presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado de Rondônia, Cléber dos Santos Simião; e 3ª Palestra: Manejo Sanitário em Peixes Nativo, proferida pela professora da UNIR/Campus de Presidente Médici, Bruna Rafaela Caetano Pazdiora.

O evento foi realizado em parceria com o governo do estado de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Emater-RO, apoio da prefeitura municipal de Presidente Médici, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipais de Assistência Social e Bem Estar Social, Câmara Municipal, comerciantes e produtores rurais locais, e finalizados com um almoço, com pescados da região inclusos no cardápio.

Fonte: (Assessoria)



Deixe o seu comentário