Porto Velho/RO, 21 Março 2024 02:19:25

Dia Mundial de Luta contra a Aids é amanhã

Anualmente várias atividades de prevenção e divulgação de informações são promovidas para alertar a população, no Dia Mundial de..

A- A+

Publicado: 10/12/2013 às 02h58min | Atualizado 24/04/2015 às 01h13min

B3-Dia-Mundial-de-Luta-contra-a-Aids-é-amanhã-CAROLINA-SÁ-copy-300x199Anualmente várias atividades de prevenção e divulgação de informações são promovidas para alertar a população, no Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro. Este ano, como a data cai no domingo, algumas ações vão acontecer na próxima semana. No entanto, em frente a Secretaria de Saúde e na Prefeitura foram colocados laços vermelhos, símbolo mundial da luta contra a doença.

De acordo com informações repassadas pela coordenadora de imunização da Vigilância em saúde, ElizeteRangel, já houve aplicação de testes rápidos de HIV em caminhoneiros no início do mês de novembro, nenhum caso positivo foi detectado. Hoje acontecem mutirões de atendimento nas Unidades de Saúde do Vista Alegre, Nova Esperança, Princesa Isabel e no ambulatório especializado. Quem procurar as unidades poderá fazer os testes rápidos para detecção de HIV. Mais de 400 foram disponibilizados, e a aplicação vai acontecer conforme a demanda.

Na segunda-feira haverá uma caminhada alusiva a data, a partir das 16h, com saída da igreja matriz, aberta a participação popular. Além disso no dia quatro de dezembro, quarta-feira próxima, será feita a aplicação de testes rápidos para acadêmicos da Unesc.

AGILIDADE

Os testes rápidos são considerados um novo aliado na detecção de casos de HIV e outras doenças. Segundo dados obtidos, em 2012 foram aplicados 1,7 mil testes de hepatite, sífilis, HIV e outras doenças – durante a semana dos dias 26 a 30 de novembro – nas atividades do novembro azul e também do dia mundial de luta contra a Aids. Durante as ações um caso novo de HIV foi detectado em um homem.Houve também quatro casos de hepatite B e um de sífilis, também na população masculina. Entre as mulheres foram diagnosticados dois casos de hepatite B, dois de hepatite C e um caso de sífilis.

De acordo com a enfermeira o paciente que teve o diagnóstico positivo para HIV foi encaminhado ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE) para orientações e o início do tratamento, o chamado coquetel antiretroviral. Os números deste ano ainda serão contabilizados.

A doença em Cacoal e a esperança dos portadores 

No primeiro trimestre de 2012 uma pessoa morreu vítima da doença em Cacoal. Segundos dados da Vigilância em Saúde, em Cacoal foram notificados sete novos casos em 2012, sendo quatro em mulheres e três em homens. Ao longo dos últimos 20 anos 104 pessoas aparecem nas estatísticas da Coordenação de Vigilância em Saúde. A grande maioria dos casos, 65 deles, foram descobertos na população sexualmente ativa – que tem entre 20 e 34 anos. Acima desta idade – entre 35 e 49 anos foram 25 casos. Recentemente houve registros na população idosa. Nos últimos anos foram oito casos registrados entre pessoas acima de 65 anos.

Há três semanas foi divulgada uma notícia que dá esperança de cura aos pacientes de quem tem o vírus HIV ou tem sintomas de Aids no Brasil. Começaram os testes com a vacina contra o HIV em macacos.

As pesquisas estão sendo realizadas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Instituto Butantan. Inicialmente quatro animais começaram a ser imunizados com a vacina que contém partes do vírus. Depois, os macacos receberão um vírus modificado que causa o resfriado como parte dos estudos para desenvolver o imunizante. Após os testes com os quatro animais, serão feitos experimentos com um grupo de 28 macacos e três tipos de vírus diferentes, todos modificados com partes do HIV.

De acordo com os pesquisadores, caso seja bem sucedida, a vacina vai aumentar a reação dos imunizados ao vírus, diminuindo a capacidade de transmissão e melhorando a qualidade de vida do paciente.



Deixe o seu comentário