Porto Velho/RO, 20 Setembro 2021 09:45:10
Diário da Amazônia

Dia Municipal do Tacacá é comemorado em Porto Velho

Tacacá é reconhecido como patrimônio cultural de Porto Velho por meio da Lei 2455.

A-A+

Publicado: 20/09/2021 às 09h45min

Foto: Divulgação

O tacacá é um prato de raízes indígenas com sabor marcado pelo tucupi, jambu e camarões, comida muito apreciada no norte do Brasil. E em Porto Velho, foi celebrado o dia municipal do Tacacá, no último sábado, 19, na Travessa do Manelão, em frente ao Mercado Cultural.

O tacacá é reconhecido como patrimônio cultural de Porto Velho por meio da Lei 2455, de 24 de novembro de 2017, que também define o dia 18 de Setembro como Dia Municipal do Tacacá.

Para comemorar a data e ressaltar a importância da gastronomia local, a Prefeitura de Porto Velho realizou na Travessa do Manelão uma edição especial do projeto Tacacá Musical.

A ação, coordenada pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), acontece, tradicionalmente, todas as quartas-feiras e domingos, com exceção deste final de semana, quando foi realizada no sábado.

Leda Paes, que é empreendedora no ramo gastronômico, não dispensou mais uma oportunidade de comercializar o prato.

“É como um aniversário e nós temos que comemorar aqui no Mercado, que também é um local tradicional. O povo de Porto Velho gosta muito do tacacá e a gente está aqui para trabalhar da melhor forma. Os eventos que estão sendo realizados são muito organizados e nós temos que aproveitar”, disse ela.

Quem esteve no local pôde experimentar outras delícias da culinária e apresentações artísticas locais. Foi o caso de Zélia Leal. “Gosto daqui por ser um lugar tranquilo, descontraído e sabemos que temos que prestigiar nossos eventos do Mercado. Eu amo tacacá, faz parte do nosso patrimônio cultural”, comemorou a funcionária pública aposentada.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação


Deixe o seu comentário