Porto Velho/RO, 31 Agosto 2021 12:30:05

RobertoRavagnani

coluna

Publicado: 20/08/2021 às 11h52min

A-A+

Dia Nacional do trabalho voluntário. 28 de agosto

De acordo com o dicionário Aurélio, voluntário é algo “que é feito sem constrangimento ou coação; espontâneo. Que só age de..

De acordo com o dicionário Aurélio, voluntário é algo “que é feito sem constrangimento ou coação; espontâneo. Que só age de acordo com a sua própria vontade. Indivíduo que se encarrega de uma incumbência à qual não estava obrigado”.

Esta data foi criada com o intuito de desenvolver o espírito de solidariedade nas pessoas, que são convidadas a colaborar com o desenvolvimento sustentável do planeta a partir de inúmeras ações.

Em 28 de agosto de 1985, a lei nº 7.352 foi sancionada no Brasil, instituindo o Dia Nacional do Voluntariado. A data é comemorada anualmente desde então, e registra a importância da solidariedade e do trabalho voluntário à sociedade.

Tendo como meta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis ODS, definidos pela ONU, os voluntários atuam de modo a diminuir a extrema pobreza e a fome, garantir o ensino básico para todos, promover a igualdade entre os sexos, reduzir a mortalidade infantil, garantir a sustentabilidade ambiental, entre vários outros objetivos.

Desenvolver o espírito voluntário é sinônimo de amor ao próximo e isso é o que não falta em muita gente pelo Brasil afora.

São muitos os exemplos de milhares de brasileiros que doam parte do seu mais precioso bem, seu tempo e talento em prol de pessoas, animais e outras causas de forma anônima e gratuita. Segundo a pesquisa da World Giving Index 2020 – Charities Aid Foundation publica o Índice Global de Solidariedade (World Giving Index, em inglês), no qual mede a solidariedade de 146 países em três modalidades: doação em dinheiro, ajuda a um desconhecido e voluntariado.  O Brasil aparece em quinto lugar em número absolutos (27 milhões de voluntários) e percentualmente na posição 75 (13%) da população envolvida em ações voluntárias. Portanto em ambos os casos percebemos o grande potencial de crescimento que o país tem nesse campo.

E aqui não estou me referindo a estar em primeiro lugar na lista, isto pouco importa, o importante é o resultado do maior engajamento das pessoas no trabalho voluntário.

Roberto Ravagnani vem se destacando neste segmento há 22 anos, nos últimos 05 tem se dedicado no campo do advocacy (defesa de uma causa) para o voluntariado.

Hoje cidadão do mundo, já viajou por toda da América Latina e do Norte apresentando o tema e defendendo o voluntariado como uma ferramenta de crescimento pessoal, social e profissional.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP) e como tal escreve semanalmente para 60 jornais no Brasil, Espanha, República Dominicana, Peru e Angola falando de voluntariado, radialista (DRT 22.201) com um programa semanal falando de voluntariado que é transmitido para 55 emissoras no Brasil, Paraguai, Argentina e Portugal, conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, capacitado pelo Dr. Hunter Patch Adams, fundador da ONG Canto Cidadão, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO/sócio da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA, atende empresas como (Disney, JSL, Bradesco, GOL, Gerdau, EDP, J&J, Natura, etc), criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Hub One, Líder Internacional de Yoga do Riso, Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana, Global Friends of Volunteering (IAVE), Associado da VRS Consult da Guatemala, professor de voluntariado na PADLA – México.

Roberto Ravagnani, se coloca á disposição para falar sobre o assunto e tornar o trabalho voluntario mais conhecido e reconhecido.


Deixe o seu comentário

sobre Roberto Ravagnani

Colaborador do Diário da Amazônia-  Roberto Ravagnani é autor, palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor de voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea e Membro Engage for business. www.robertoravagnani.com.br

Arquivos de colunas