Porto Velho/RO, 23 Março 2024 07:48:40
Diário da Amazônia

Diário da Amazônia, 26 anos de história ao seu lado

O jornal Diário da Amazônia completa neste mês 26 anos de atuação no Estado de Rondônia, levando credibilidade, interação,..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 11/09/2019 às 18h08min | Atualizado 13/09/2019 às 11h47min

O jornal Diário da Amazônia completa neste mês 26 anos de atuação no Estado de Rondônia, levando credibilidade, interação, modernidade e uma riqueza de conteúdo a favor dos interesses de Rondônia e da Amazônia. São 26 anos de luta, dedicação e comprometimento com a verdade e com o público rondoniense.

Casal Assis e Nair Gurgacz, fundadores do Diário da Amazônia

O jornal Diário da Amazônia foi criado em 13 de setembro de 1993 pelo Grupo Gurgacz, que desde 1990 já sonhava em investir na área da comunicação no estado. A primeira edição do jornal foi elaborada em uma pequena casinha de madeira da Empresa União Cascavel de Transportes e Turismo (Eucatur), em Porto Velho. O Grupo Gurgacz e os demais jornalistas convidados a trabalhar no jornal lançaram o Diário depois de dois meses intensos de dedicação e preparação. O objetivo era tornar o Diário da Amazônia em um grande veículo de comunicação com circulação na Amazônia.

O Diário foi o primeiro jornal diário informatizado de Rondônia. Na época, trabalhavam cerca de 30 pessoas, divididos por editorias com os principais assuntos da região. A primeira edição circulou com quase 50 páginas e o jornal passou a rodar de segunda a domingo, por todo o estado de Rondônia e também no Acre, Manaus e Brasília.

Na época, o Diário foi o primeiro jornal informatizado, e nasceu como um grande jornal da Amazônia. Naquela época, a redação tinha muita gente. Apesar das dificuldades, o jornal cresceu”, contou o jornalista Carlos Sperança, integrante da equipe fundadora do Diário da Amazônia.

 

AVANÇOS

Nos últimos anos, os principais jornais dos estados, com exceção do Rio de Janeiro e São Paulo, fecharam ou se tornaram online em decorrência da evolução de outros meios de comunicação com o avanço da internet. Mas, em Rondônia, o Grupo Gurgacz tem dado prioridade ao Diário da Amazônia que hoje é o único jornal diário que conseguiu sobreviver com circulação em todos os municípios de Rondônia.

O jornal Diário da Amazônia também teve que se ajustar para aproximar seus leitores e acompanhar as mudanças decorrentes da modernização constante da internet na forma de publicar e informar. O Diário da Amazônia hoje é um jornal consolidado no mercado e possui um grande público de leitores.

Segundo o jornalista Carlos Sperança, o Diário tem vida longa porque é prioridade do Grupo Gurgacz. É único jornal em circulação no estado, além de ser um prestador de serviços.

“Há 25 anos Rondônia tinha cinco jornais. De lá para cá a evolução foi muito grande na comunicação e a parte impressa tem caído nos últimos anos devido ao surgimento da internet, dos jornais online e das mídias sociais. O Diário foi obrigado a se ajustar, mas continua forte”, disse.

Atualmente o jornal possui uma equipe de jornalistas altamente profissionais que sabem fazer e transmitir a notícia da forma que ela é. O Diário tem uma boa distribuição no estado e continua investindo porque acredita no potencial do mercado. De acordo com o gerente comercial Paulo de Tarso Cabralo jornal mantém o público de assinantes, além dos leitores que compram diariamente o jornal nas bancas.

O jornal impresso não acabou, o jornal impresso se mantém forte, continuamos no mercado e vamos permanecer por muitos anos. O Diário é um jornal jovem, mas é o único que permaneceu. E permanece forte porque tem uma equipe que faz o jornal diariamente com profissionalismo”, disse Paulo.

ONLINE

Com o objetivo de crescer, evoluir na comunicação e conquistar um novo público, o jornal Diário da Amazônia também migrou para o online. Hoje o Diário da Amazônia é formado pelo site, impresso e pela assinatura digital, com direito a edição impressa em PDF na internet. Com quatro anos de atuação, o Diário Online já possui mais de 1 milhão de acessos mensais.

“Nosso objetivo é alcançar muito mais, com conteúdos diferenciados, atualizados e com veracidade”, destacou Paulo de Tarso.

Os trabalhos dos dois veículos são integrados, onde o impresso fortalece o site e o site fortalece o impresso. São linhas diferentes, mas um completa o outro.

“O leitor de jornal impresso tem uma idade maior e os jovens preferem o diário online, mas o leitor tradicional, de 40 anos, é maior no impresso”, disse Carlos Sperança, jornalista que vivenciou de perto o início do jornal.

 

PROJETO GRÁFICO

Para comemorar os 26 anos de história e atender melhor os leitores e oferecer a eles um material com mais qualidade e modernidade, o jornal Diário da Amazônia passa a circular, a partir deste mês, com um novo design, com uma nova diagramação diferente, projetos gráficos mais modernos, com textos mais curtos, páginas mais claras, utilização de mais infográficos e destaques para notícias principais. O novo projeto gráfico faz parte da evolução e conquista do Diário nos últimos 25 anos.

 

NOVOS PROJETOS

O Diário vai criar conteúdo mais direcionados para o público mais jovem. Será um novo projeto que vai atrair e aproximar esse público para o jornal.

“Nós começamos com um projeto junto com a Semed onde serão distribuídos exemplares para o incentivo da leitura. Os professores farão trabalhos com os jornais dentro das salas de aulas com os alunos”, antecipou o gerente de comercial Paulo de Tarso.

 

“Nesses 26 anos do Diário da Amazônia quero cumprimentar todos aqueles que trabalham dia-após-dia para fazer esse jornal: os jornalistas – repórteres, fotógrafos e editores, colunistas, o editor-chefe, o pessoal da gráfica, do comercial, administrativo e financeiro, os entregadores e banqueiros, enfim todos que trabalham para que o jornal chegue com qualidade até os leitores, levando a verdade, aquilo que é importante para que a população de nosso Estado possa se informar. Que vocês que trabalham no diário da Amazônia continuem dessa forma, levando a verdade, a notícia nua e crua, até os leitores. Também agradeço o apoio da população, dos anunciantes e fornecedores, que também contribuem para que tenhamos um jornal cada vez melhor. Um abraço e parabéns a todos”.

Acir Gurgacz – Senador

 

“O jornal Diário da Amazônia é um veículo de comunicação confiável e respeitado porque sempre se pautou pela verdade. Nossos colaboradores sempre foram muito bem selecionados para manter o padrão editorial que, ao longo desse tempo, pudessem construir e manter o valor e confiança da marca. Todo o produto jornalístico é pensado de forma a atender os interesses da comunidade, acima de qualquer outro interesse”.

Ana Gurgacz – Diretora Geral do SGC

 

“Mais do que um jornal impresso e digital, o Diário da Amazônia, é um importante canal de informação responsável e verdadeira para a população de Rondônia. O jornal formou uma equipe com muita responsabilidade e que conquistou a confiança da população de Rondônia. É com muita felicidade que completamos esses 26 anos e continuamos em constante transformação, levando a informação verdadeira e com transparência, cada vez mais rápida ao leitor, agora com forte atuação no meio digital”.

Empresário Assis Marcos Gurgacz – Diretor do Grupo Eucatur

 

“Vinte e seis anos do Diário da Amazônia. Me lembro como hoje, ainda com aquele palavreado caboclo, eu comentava, naquela época, que estava nascendo uma criança, mas que com a credibilidade dos empreendedores e das pessoas envolvidas, dos diretores, como Emir Sfair, e de todos os jornalistas e colaboradores, nós teríamos sucesso e um grande jornal. Então eu me orgulho, hoje, 26 anos depois, de dizer que o que planejamos se tornou realidade, pois temos um grande jornal, formado por pessoas que trabalham com responsabilidade, para levar notícias sérias e verdadeiras para a população de Rondônia. Parabéns a todos os colaboradores do Diário da Amazônia, desde o princípio até os dias atuais. Aproveito para agradecer a todos os rondonienses que nos ajudaram nesses 26 anos, para consolidarmos mais mais uma obra da família Gurgacz, do Grupo Eucatur”.

Empresário Assis Gurgacz – Presidente do Grupo Eucatur

 

 



Deixe o seu comentário