Porto Velho/RO, 25 Março 2024 16:19:37
Diário da Amazônia

Diário da Amazônia realiza Concurso de Samba Enredo

É neste domingo 3 de março, que vai acontecer na Praça Aluízio Ferreira – Feira do Porto a partir das 19 horas, os Concursos..

Por Silvio Santos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 02/03/2019 às 11h36min | Atualizado 03/03/2019 às 10h21min

É neste domingo 3 de março, que vai acontecer na Praça Aluízio Ferreira – Feira do Porto a partir das 19 horas, os Concursos “Melhor Samba de Enredo e Melhor Interprete de Samba de Enredo 2019 das Escolas de Samba de Porto Velho, troféus Sebastião Araújo da Silva – BABA e Neguinho Menezes respectivamente.

As sete escolas de samba filiadas a Federação de Escolas de Samba e entidades Carnavalescas de Rondônia – Fesec, confirmaram participação no que ficou denominado pela Fesec como “Desfile Coletivo das Escolas de Samba”. O evento é uma parceria da empresa Diário da Amazônia/Coluna do Zekatraca e FESEC com o apoio da Associação Feira do Porto.

De acordo com regulamento elaborado pela Comissão Organizadora do evento a ordem de apresentação será a seguinte:

1° Rádio Farol; 2° Diplomatas; 3° Armário Grande; 4° Zona Leste; 5° Asfaltão; 6° Império do Samba; 7° São João Batista. “O Concurso começa impreterivelmente as 19h30”, garante o presidente da Fesec Reginaldo Makumbinha.

Em julgamento

Os quesitos que serão avaliados pelos jurados no Concurso de Samba enredo são: Letra do Samba; Melodia (música); Harmonia; Interprete. As notas serão mínima de 8 (oito) e máxima 10 (dez) podendo ser fracionada em décimos. Em caso de empate o quesito Harmonia será o quesito do desempate, caso permaneça o empate segue a seguinte ordem Letra do Samba e Melodia, ou seja quem obter maior nota no quesito Letra do Samba ganha o troféu.

A Nota do Interprete será apenas a do quesito INTERPRETE em caso de empate o critério de desempate será o mesmo do Samba de Enredo.

Nos dois concurso só haverá um vencedor, o que quer dizer que não haverá empate. Nesse caso se o empate persistir em todas as maneiras de desempate a Comissão Organizadora convocará os jurados para analisarem mais um vez e decidirem por um único vencedor.

Histórico do Concurso

O Concurso Melhor Samba de Enredo aconteceu pela primeira vez coordenado pelo Diário da Amazônia/Coluna do Zekatraca no carnaval de 2014 quando por motivo da cheia do Rio Madeira não houve desfile das escolas de samba e o colunista Zekatraca resolveu realizar o Festival que aconteceu na Praça Aluízio Ferreira e o samba vencedor foi o da Escola Acadêmicos da Zona Leste que era de autoria do compositor Ernesto Melo.

Este ano de 2019, como também não acontecerá o Desfile Oficial das Escolas de Samba Zekatraca em parceria com a Fesec mais uma vez vai realizar o Festival, desta feita, elegendo também o Melhor Interprete de Samba de Enredo cujo troféu leva o nome do saudoso compositor Francisco Dias de Menezes – Neguinho Menezes.

Desfile Coletivo

A Fesec tão logo termine o Concurso de Samba de Enredo, vai realizar o Desfile Coletivo com a participação de todas as escolas de samba.

Cada escola se comprometeu a apresentar: Mestre Sala e Porta Bandeira; Comissão de Frente; Trupe da Bateria e sua Rainha, Ala das Baianas e sambistas além de integrantes de alas de enredo.

As escolas vão desfilar na a´área central da Praça Aluízio Ferreira enquanto a Comissão de Apuração dos Concurso procede a contagem dos votos dados pelo corpo de Julgadores.

O nome da parceria do samba vencedor só será revelada na hora do resultado (voto) dos jurados.

SERVIÇO

O Que – Desfile Coletivo das Escolas de Samba de Porto Velho e escolha do Melhor Samba de Enredo 2019 e Melhor Interprete de Samba de Enredo.

Local – Praça Aluízio Ferreira – Feira do Porto

Dia – 03 de março de 2019

Hora – 19 horas.



Deixe o seu comentário