Porto Velho/RO, 21 Março 2024 14:37:52

J. Nogueira

coluna

Publicado: 04/09/2020 às 16h32min

A- A+

Diário Nos Municípios

AS CONVENÇÕES E DECISÕES ANTES DAS ELEIÇÕES 2020

Pela primeira na história da política brasileira, salvo-engano, os candidatos a prefeitos, vices e a vereadores serão conhecidos de uma forma completamente diferente do que já se viu. Em vez de locação de imóveis como clubes, quadras, casas noturnas e casas legislativas, contratação de sonorização, bandeiras, cartazes, faixas, discursos calorosos e até debates mais agressivos, teremos, esse ano, convenções com bastante calmaria. Esse será o ano das escolhas virtuais. Até o cafezinho, será reduzido. Quem diria!

Mesmo com essa inovação, o que não acaba é a ansiedade dos pré-candidatos. No caso de Ji-Paraná, um deles, se diz bastante revoltado por não ter tido a sua filiação encaminhada pelo partido para ser homologada na Justiça Eleitoral. Outros, por não saber se terão seus pedidos de registros de candidaturas, deferidas. Na Capital da BR-364, até meados de agosto tínhamos 11 pretensos candidatos ao Palácio Urupá. Acredito que não passará de quatro concorrentes. Por fim, será nesse período de convenções que veremos quem realmente terá ‘café no bule’ para sustentar uma candidatura!

PDT

E o Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Ji-Paraná, irá realizar a sua convenção partidária no dia 16, quarta-feira. O evento acontecerá entre às 9h e 12 horas, para a escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, sorteio dos números e coligação para a majoritária. Os pretensos candidatos estão acompanhando via aplicativo ZOON. O atual prefeito, Marcito Aparecido Pinto deverá ser o candidato oficial da legenda ao Palácio Urupá.

ALIANÇA

A coligação denominada ‘Aliança por Theobroma’ que reúne as legendas MDB, PSD e PRB, irão apoiar o vereador, Gilliard Gomes (PSD) como pré-candidato a prefeito e o também vereador, Gilmar do Palmares, (PRB) na condição de vice. A chapa é apoiada pelo ex-prefeito, Cláudio Santos, que também conta com 30 pré-candidatos a vereadores. A disputa pela prefeitura, promete ser bastante acirrada.

PRORROGADO

A prefeitura de Alvorada anunciou esta semana a prorrogação do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A justificativa apresentada é relacionada ao distanciamento social e a forte crise financeira. Conforme o Decreto, as novas datas estabelecidas são: 20 de setembro (parcela única) ou 1ª parcela em 20 (setembro), 2ª – (20 outubro) e 3ª em 20 de dezembro.

QUEIMADAS

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São Francisco, realizou esta semana, uma ação de conscientização (pit stop) no centro comercial do município. A intenção é fazer com que a comunidade participante de forma mais efetiva na denúncia de queimadas irregular na cidade. Também foi feito um alerta relacionado a inalação de fumaça que pode prejudicar, ainda mais, vítimas da Covid-19.

PERDA

Faleceu esta semana o ex-vereador e presidente do Legislativo (Câmara de Vereadores) de Ji-Paraná, João Alberto Garcia. Ele estava com 96 anos, residia no Estado de São Paulo, capital. João Garcia, como era mais conhecido foi vereador entre os anos 1983 e 1984 (primeira legislatura) e, eleito na época por aclamação.


Deixe o seu comentário