BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

J. Nogueira

coluna

Perfil

Publicado: 15/08/2020 às 10h59

Diário Nos Municípios

FLAGRANTE Um comerciante com identidade não divulgada, teve uma inesperada surpresa na última quinta-feira (13). Com uma carretinha..

FLAGRANTE

Um comerciante com identidade não divulgada, teve uma inesperada surpresa na última quinta-feira (13). Com uma carretinha carregada com entulhos (lixo), acoplada em uma motocicleta, ele chegou na entrada da sede da cooperativa Coocamarji, sendo informado ser proibido depósito lixo no local. A segunda tentativa, também foi frustrada. Aí, ele decidiu jogar o lixo às margens da estrada, tendo nesse momento, sido flagrado uma viatura policial, sendo ‘solicitado’ a recolher tudo que já tinha descartado de forma irregular.

BOICOTE

Uma suposta disputa política envolvendo o prefeito, Vagno Gonçalves e o secretário regional de Governo, Marcos Antônio Marques, interessado em disputar a prefeitura nas eleições de novembro próximo, estaria resultando na falta de apoio do Estado para o município de Ouro Preto D’Oeste, nesse período de pandemia do novo Coronavírus. De acordo com a mídia local, Ouro Preto continua sendo “boicotado”, pela administração estadual no tocante a recursos alocados para o enfrentar a Covid-19. Será?

FASE

Ainda sobre a pandemia, sete municípios da região central do Estado, voltaram a Fase 1, desde a última sexta-feira (14). Nesta fase, chamada de Distanciamento Social Ampliado, impõe mais restrições em relação a abertura do comércio e circulação de pessoas. A decisão foi publicada no Diário Oficial, quinta-feira (13), e o motivo, segundo as autoridades, foi o aumento da taxa elevada de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As cidades são: Ji-Paraná, Vilhena, Ouro Preto, Nova Brasilândia, Presidente Médici, Urupá e Chupinguaia.

O QUE ABRE?

Nesses municípios acima citados, de acordo com o Decreto estão liberados o funcionamentos de vários segimentos, entre os quais: açougues, panificadoras, supermercados e lojas de produtos naturais; atacadistas e distribuidoras; serviços funerários; hospitais, clínicas de saúde, clínicas odontológicas, laboratórios de análises clínicas e farmácias; consultórios veterinários e pet shops; postos de combustíveis, borracharias e lava-jatos; oficinas mecânicas, autopeças e serviços de manutenção em geral.

BATE-BOCA

O secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Cesar Padovani, foi acusado na última semana de ter invadido o estúdio do programa Tribuna do Povo (rádio Plan FM), e discutir com o apresentador Roni Freitas, por não teria aceitado as críticas. Segundo o diretor da emissora Paulo de Tarso, disse que ainda tentou evitar o confronto, lhe propondo uma outra data para que o mesmo apresentasse suas explicações mais sem êxito.

AÇÃO – Foto!

Ainda em Jaru, a prefeitura via Departamento de Meio Ambiente, em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Batalhão da Polícia Ambiental, realizou uma Ação Educativa de Conscientização sobre a importância de combate às queimadas. O Pit Stop aconteceu no final da tarde de quinta-feira (13) na avenida Padre Adolpho com Dom Pedro I, com distribuíram panfletos educativos ao tema, pedido de apoio da comunidade na elaboração de denúncias.

PLANO

As secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade (Semades), Educação, Cultura, Esporte e Turismo (Semecet) e Planejamento, Coordenação, Administração e Fazenda (Semplacaf) de Nova União iniciaram um trabalho conjunto para a elaboração do “Plano de Ação” de combate às queimadas. O objetivo é sensibilizar e mobilizar a sociedade visando à redução da taxa de incidência de registro de incêndios irregular.