Porto Velho/RO, 18 Março 2024 19:36:46
Diário da Amazônia

Dicas de segurança para a próxima versão do iOS 13

O lançamento do iOS 13 é um dos mais esperados, com recursos diferentes tanto na usabilidade como na melhora da segurança do..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 17/07/2019 às 08h00min | Atualizado 17/07/2019 às 08h40min

https://pixabay.com/pt/photos/iphone-smartphone-apps-apple-inc-410316/

O lançamento do iOS 13 é um dos mais esperados, com recursos diferentes tanto na usabilidade como na melhora da segurança do dispositivo, assim como mudanças em seu navegador oficial.

O Safari sempre foi considerado um navegador simples, sempre necessitando de recursos mais elaborados para ter a experiência de uso parecida com a de computadores, mas no iPhone e no iPad. No iOS 13, a Apple chega com recursos nunca vistos em seu navegador.

Com mudanças na página inicial, no menu de visualização, além de recursos como fechamento automático de abas e redimensionamento de imagens para upload, o iOS 13 chega para conquistar os usuários.

A atualização ainda traz recursos práticos como a utilização de mouse sem fio no iPhone ou iPad, ditar suas mensagens para seus contatos preferidos através da Siri, procurar conteúdos em seu dispositivo por meio de controle de voz, além de melhorias no FaceTime, iMessage, novo layout de indicador de volume e otimização da carga da bateria.

Com a atualização, finalmente o iOS recebe o “darkmode”, em que o layout dos menus e configurações tem o fundo preto e as letras brancas.

iOS 13 tem como objetivo melhorar a segurança do iPhone e iPad

O iOS 13 traz também o objetivo de melhorar a segurança do iPhone e iPad, com recursos diferenciais que podem ajudar muito na busca de manter o dispositivo sempre seguro. A Apple continua com a preocupação com a segurança de seus usuários, tendo uma nova regra de privacidade para todos os desenvolvedores de aplicativos para iOS.

Em breve, todos devem conter uma tela de login para que o usuário entre com seu ID Apple, ao invés de seu e-mail. Dessa forma você não será rastreado pelos aplicativos, nem receberá e-mails indesejados.

Confira algumas dicas extras de segurança para utilizar na atualização iOS 13!

  1. Gerenciador de Downloads e a Importância do uso de uma VPN

O recurso mais esperado do Safari no iOS 13 é o Gerenciador de Download. Ele nos mostra a velocidade de download, além de tamanho de arquivo, como mostrado nos computadores. Além disso, permite a escolha do local em que o arquivo será salvo, seja no dispositivo ou no armazenamento em nuvem.

O Gerenciador de Downloads também conta com avisos que podem proteger o dispositivo contra o download de vírus e malwares. Isso porque avisa quando o arquivo é de fonte desconhecida ou se apresenta alguma ameaça. Embora seja um aliado na segurança do dispositivo, ele não protege contra os riscos que a internet apresenta para seus dados e privacidade.

Os sites podem monitorar seu uso por meio dos cookies, a não ser que você utilize o modo de Navegação Privada do Safari. Além disso, não protege contra a brecha de segurança de sites não-criptografados.

Esse tipo de segurança você só garante mediante o uso de uma VPN (rede privada virtual) com suporte para iOS. Utilizando a VPN em seu iPhone ou iPad, você garante a privacidade de seus dados, principalmente ao se conectar a uma rede pública, como da escola, do trabalho ou de estabelecimentos em geral que ofereçam wi-fi público. Com isso, é possível evitar que invasores consigam acessar seu dispositivo e dados pessoais, além de arquivos e imagens armazenadas em seu aparelho.

 

https://pixabay.com/pt/vectors/iphone-apple-smartphone-2995827/

2. Compartilhe fotos sem as informações de localização

Uma das brechas de segurança que os invasores utilizam é o quanto de informações pessoais que colocamos em exposição nas redes sociais, muitas vezes inocentemente e sem perceber. As fotos tiradas nos dispositivos iOS têm suas informações armazenadas, inclusive de localização, que ao divulgarmos nas redes sociais poderão ser exibidos mesmo que não tenha sido marcado por nós.

Um dos novos recursos do iOS 13 veio para ajudar a manter a segurança de nossos dados, mas sem deixar de postar nossas fotos preferidas nas redes sociais. Compartilhando as fotos diretamente do app Fotos do iPad ou iPhone, o sistema permite escolher se quer ou não compartilhar suas informações de localização.

As informações ainda continuam armazenadas em seu aparelho, podendo visualizar onde e quando ela foi tirada. Mas ao compartilhar essa foto ou enviar por e-mail, a escolha é sua se as informações serão compartilhadas também. Pode parecer simples, mas essa opção pode ajudar na segurança dos seus dados.

  1. Gerencie os aplicativos diretamente da tela de atualização

Na nova atualização, é possível gerenciar os aplicativos do dispositivo diretamente da tela de atualização da AppStore. Muitas vezes não usamos mais o aplicativo, mas como é atualizado automaticamente, acaba tomando espaço à toa no sistema.

Após instalar o iOS 13, ao ver aplicativos que não usa na lista de atualizações, apenas deslize para a esquerda e selecione para excluir o aplicativo. Além disso, as atualizações podem ser configuradas para serem feitas automaticamente ou somente quando você desejar.

Dessa forma, não corre o risco de alguma atualização que você não concorda ser instalada sem sua permissão. Além de economizar espaço com aplicativos não utilizados, o dispositivo fica menos vulnerável a atualizações que comprometam sua segurança e de seus dados.

 

 

 



Deixe o seu comentário