Porto Velho/RO, 19 Março 2024 02:49:42
VARIEDADES

Dicas de séries esportivas recém-lançadas pela Netflix e Amazon Prime Video

Dentre vários lançamentos nos últimos meses é possível destacar algumas séries e documentários de esportes.

A- A+

Publicado: 29/04/2020 às 14h34min | Atualizado 29/04/2020 às 22h37min

Foto: Divulgação

Com a tecnologia de streaming em evidência no mundo e a demanda aumentando ano após ano, colocando até em dúvida o futuro da TV por assinatura, o que não falta nos catálogos das grandes redes de streaming são variedades de séries e documentários de qualidade para assistir no tempo livre.

Ainda que tenha muitas opções para consumir em streaming, o gênero esporte carece de um alto número de produções de alta qualidade. Porém, Netflix e Amazon Prime Video, duas gigantes do entretenimento online, têm investido muitos recursos nos últimos anos em conteúdos esportivos e o setor está mais quente do que nunca.

Dentre vários lançamentos nos últimos meses é possível destacar algumas séries e documentários de esportes distintos que foram muito bem recebidas pela crítica especializada e pelo público em geral. Portanto, destacamos três produções esportivas que estão disponíveis no catálogo brasileiro em dois dos principais serviços de vídeo sob demanda no país.

Sunderland Até Morrer – Segunda Temporada (Netflix)

Foto: Divulgação

Os torcedores ingleses vivem uma vida de quase-vitórias no futebol após o título mundial de 1966 e muitos clubes de tradição da Terra da Rainha seguem o mesmo caminho da seleção nacional ao acumular fracassos sucessivos.

Um desses clubes é o Sunderland. Com 141 anos de história e atualmente na terceira divisão nacional, o time não vence um campeonato inglês há 84 anos e sua última conquista veio em 2007 — quando venceu a divisão de acesso à elite.

No entanto, a paixão da torcida do Sunderland pelo clube nunca deixou de existir em quase 150 anos de história e é exatamente esse fator que faz o time ser reconhecido no resto do mundo atualmente.

O grande apoio dos torcedores do Sunderland junto à instituição levou a Netflix a produzir a série documental “Sunderland Até Morrer” em 2018, que acompanhou a trágica queda do clube para a segunda divisão inglesa na temporada 2016-2017.

A repercussão da série foi excelente junto ao público em geral e rendeu muitas críticas positivas de diversos veículos da imprensa internacional. Após o sucesso da primeira temporada, a Netflix não titubeou para realizar uma nova produção e lançou recentemente a segunda temporada de “Sunderland Até Morrer”.

Dessa vez, porém, a nova série documental acompanha a luta do Sunderland para retornar à elite do futebol inglês após o descenso em 2017. Assim como na temporada de estreia, a recente produção de “Sunderland Até Morrer” foi muito bem recebida pelo público e é uma das principais atrações da Netflix no âmbito esportivo em 2020.

Andy Murray: Ressurgindo (Amazon Prime Video)

Natural de Glasgow, o escocês Andy Murray, 32, é um dos maiores tenistas do mundo e esteve pele última vez no topo do ranking mundial em 2017. Além de ter sido número 1 do mundo e com 46 títulos de simples na carreira, Murray foi o  primeiro britânico em 77 anos a vencer Wimbledon, torneio disputado em Londres de maior prestígio no tênis profissional.

Foto: Divulgação

No entanto, quando estava auge da carreira, um problema no quadril que acompanhou Murray durante alguns anos no circuito profissional se agravou e ele foi obrigado a ir à mesa de cirurgia pela primeira vez em janeiro de 2018.

Porém, o tenista voltou a sentir dores no local após o procedimento e por pouco não se aposentou das quadras. Após 12 meses da primeira operação e pôr em dúvida a continuação de sua carreira profissional no tênis, o escocês retornou ao processo cirúrgico para revestimento do quadril.

É justamente a partir da segunda cirurgia no quadril que o documentário “Andy Murray: Ressurgindo”, da Amazon Prime Video, passou a ser produzido. Além de acompanhar o processo de reabilitação do escocês até o retorno às quadras, a produção também explora os anos mais difíceis da carreira do jogador, em um ponto de vista do próprio atleta — algo que é raro, pois Murray é bem reservado em sua vida pessoal.

“O documentário levará você a uma jornada pelos períodos mais difíceis da minha vida, tanto física quanto mentalmente, e esperançosamente mostrará e inspirará os espectadores que, com a mentalidade correta e a ética do trabalho, tudo é possível”, declarou Murray, em entrevista para a Amazon.

Na categoria de documentário sobre tênis, “Andy Murray: Ressurgindo” é sem dúvidas um dos melhores segundo a crítica especializada. O IMDb, conceituada enciclopédia virtual dedicada ao cinema e à TV, avaliou o documentário em 8,1/10.

Arremesso Final (Netflix)

É praticamente impossível mencionar do contexto histórico da NBA sem citar Michael Jordan e o Chicago Bulls da temporada 1997-1998. A série documental “Arremesso Final”, produzida pela ESPN estadunidense e disponível na Netflix brasileira, é o relato definitivo da carreira Jordan e o time dos Bulls em uma das temporadas marcantes da história da NBA no final dos anos 1990.

Foto: Divulgação

“Quando as pessoas virem as imagens, não sei se vão conseguir entender por que eu era tão intenso, por que fiz as coisas que fiz, por que agi da maneira de que agi e por que falei as coisas que falei”, disse Jordan, em entrevista oficial no lançamento da série documental.

Apesar da base da produção ser a temporada dos Bulls de 1997-1998 — sexto título da franquia de Chicago em oito temporadas — e Jordan ser a principal estrela, a série documental conta com depoimentos de vários nomes consagrados do basquete mundial e que também marcaram época na NBA junto aos Bulls, como os ex-jogadores Steve Kerr, Dennis Rodman, Scottie Pippen e o ex-técnico Phil Jackson.

Vale destacar que “Arremesso Final” não é apenas uma produção que exalta os feitos de Jordan e daquele time dos Bulls que é considerado por muitos como a melhor equipe de todos os tempos. O documentário vai além de clichês básicos e explora conflitos internos de personalidades que existiam no time, além de revelar gravações inéditas daquele período.

Outras dicas de produções esportivas

Para os fãs de automobilismo, a Netflix lançou recentemente a segunda temporada de “Fórmula 1: Dirigir Para Viver”, série que mostra os bastidores da Fórmula 1 de maneira nunca antes vista na categoria.

Já para os amantes do futebol, uma boa dica é assistir “All or Nothing: Manchester City”, série documental inovadora na Amazon Prime Video e que mostra os bastidores do primeiro título de campeão inglês de Pep Guardiola no comando do Manchester City. (A.I)



Deixe o seu comentário