Porto Velho/RO, 23 Março 2024 10:20:25
Diário da Amazônia

Professores avaliam Dicas na internet para melhorar desempenho no Enem

Se você chutar, pode perder pontos. Se uma resposta tiver afirmações politicamente corretas, ela provavelmente é a alternativa correta...

A- A+

Publicado: 06/11/2014 às 20h09min | Atualizado 29/04/2015 às 03h05min

Se você chutar, pode perder pontos. Se uma resposta tiver afirmações politicamente corretas, ela provavelmente é a alternativa correta.

Nesta reta final de preparação para a prova do Enem, que começa no sábado (8) e conta com mais de 8 milhões de inscritos, proliferam-se nas redes sociais dicas para a resolução do exame.

Mas nem todas elas vão ajudar o examinado. Especialistas que avaliassem sete das principais orientações que circulam na internet. Segundo eles, duas são interessantes (apostar em alternativas com o politicamente correto e ver a pergunta antes de ler longos textos de apoio).

Outras três são enrascadas na certa (como a que diz para evitar chutes). Em duas, houve divergência.

14308684 copy

Para chegar a essas respostas, a reportagem consultou professores dos colégios Anglo, Etapa e Objetivo, além da empresa Adaptativa, que faz simulados do Enem em parceria com a Folha.
prioridade

Uma das dicas que despertou mais debate foi recomendação de resolver as questões mais fáceis primeiro.

Marcelo Dias Carvalho, coordenador do Etapa, afirma que em cada matéria há um grupo de questões fáceis e difíceis. “O ideal é resolver as questões mais tranquilas de todas as áreas. E depois tentar as difíceis, porque você já garantiu acertos.”

Diretor de operações da Adaptativa, Hugo Harada lembra que a metodologia adotada no Enem (TRI) faz com que a nota de quem acerta muitas questões fáceis seja maior da daquele que acerta poucas fáceis e algumas difíceis –neste caso, o resultado é considerado inconsistente pelo sistema.

Os coordenadores do Objetivo Vera da Lúcia Costa Antunes e Eduardo Figueiredo discordam dessa dica. Segundo eles, é difícil saber de antemão qual questão é fácil.

Assim, o ideal é tentar fazer todas na ordem, mas pular a pergunta se perder mais de cinco minutos nela.

Em comum, os especialistas recomendaram ler atentamente gráficos e tabelas, pois muitas vezes a resposta já está ali, sem necessidade de conhecimento específico.

MATERIAIS

A nota do Enem é usada como critério de seleção de bolsistas no ProUni e complementa ou substitui vestibular em 500 universidades.

Os alunos devem levar caneta preta, cartão de confirmação da inscrição e documento de identidade original com foto.



Deixe o seu comentário