Porto Velho/RO, 26 Março 2024 02:50:18

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 11/11/2018 às 07h24min

A- A+

Diga sim as cartinhas das crianças carentes ao Papai Noel

Proteção a Amazônia Um dos piores efeitos da polarização é que ataques mútuos e ofensas não abalam as convicções dos..

Proteção a Amazônia

Um dos piores efeitos da polarização é que ataques mútuos e ofensas não abalam as convicções dos adversários. Ao contrário, as reforçam. O debate respeitoso e educado favorece o entendimento, mas a radicalização mata a racionalidade e reforça as bolhas radicais.

Há setores revelando abertamente o temor, com base em um imenso rol de transgressões anteriores, de que o futuro governo federal permitirá a transformação da Amazônia em terra de ninguém.

É um temor injustificado, considerando o amor que generais como Augusto Heleno e Oswaldo Ferreira revelam pela região, mas alimenta entre os setores ávidos por explorar predatoriamente riquezas amazônicas a presunção de que fundir os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente seria uma improvável autorização para ignorar as leis vigentes.

Há pouco, ao apresentar ao papa Francisco o projeto do barco-hospital que atenderá comunidades ribeirinhas na Calha Norte, d. Bernardo Bahlmann, bispo de Óbidos (Pará), convidou o sumo pontífice a visitar a Amazônia. Dado que o papa já esteve no Brasil, o convite faz parte do esforço para proteger a Amazônia além das leis terrenas. Queixar-se ao bispo – no caso, ao papa – é uma tentativa de inserir as leis divinas no rol de elementos protetores da região considerada sob ameaça.

…………………………………    

Frentão andando

Passadas as eleições, os partidos começam a se organizar para as eleições municipais de 2010. Um Frentão esta sendo montado, a partir de aliança liderada pelo PSB/PDT/PSDC e outras legendas para a disputa nos polos regionais. A coalizão tem dois deputados federais a frente, Mauro Nazif (PSB) e Silvia Cristina (PDT) e o ex-presidente da ALE Neodi Carlos (Machadinho) já costurando acordos.

Um abacaxizal

O governador eleito Marcos Rocha (PSL) assume em janeiro com um verdadeiro abacaxizal para descascar. A saúde esta em cacos, a segurança pública em colapso, os recursos estão minguados com a queda da arrecadação, obras importantes paralisadas, além da dívida do extinto Beron. Não bastasse assume na estação das chuvas quando as atividades econômicas se retraem.

Baita fria

Onde Sérgio Moro foi se meter? Deixou o cargo de juiz federal, aonde era considerado um herói nacional, para ingressar num governo que ainda pode ser considerado uma incógnita. E como conciliar sua integridade, honradez e boas intenções, com as do Congresso Nacional, infestado de pilantras – de petistas ao MDB e siglas do Centrão – com muitos parlamentares devendo contas a Lava Jato?

Uma festa

Com filhos bocudos e ministros indicados inexperientes, Bolsonaro vê a imprensa oposicionista fazendo festa com tantas declarações despropositadas. Melhor seria pedir para que tudo mundo do círculo do presidente eleito fizesse um cursinho de como se relacionar com os jornalistas. Petistas e cia estão atentos a possíveis escorregadas.  

Antigas práticas

Circula por aí que existe um grupo já arrecadando para comprar votos visando se apoderar da futura mesa diretora Assembleia Legislativa, uma prática nefasta que já ocorreu nas gestões de Carlão de Oliveira, Natanael e Valter Araujo. Todos se deram mal, acabando foragidos ou presos. Não posso acreditar que o Legislativo acabe nas mãos novamente de associações criminosas.

Via Direta

*** Caro leitor, neste ano diga sim as cartinhas das crianças carentes ao Papai Noel. Retirada nos Correios *** É a despedida: Os ex-governadores Ivo Cassol e Valdir Raupp se despedem do Senado neste final do ano *** As duas vagas foram renovadas, com Confúcio Moura (MDB) e Marcos Rogério (DEM) *** Tem deputado eleito perdendo o cargo na futura gestão na Assembleia Legislativa *** Trata-se de velhas contas com a justiça.      


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas