Porto Velho/RO, 28 Março 2024 17:59:02
RONDÔNIA

Diretores escolares da Capital são empossados

O governador Confúcio Moura empossou na noite da última quinta-feira, no auditório da Ulbra, em Porto Velho, os diretores e vices..

A- A+

Publicado: 17/01/2015 às 04h30min | Atualizado 28/04/2015 às 16h00min

Diretores e vice-diretores eleitos para administrar as unidades educacionais da rede estadual no triênio 2015-2017, tomam posse de seus cargos

Diretores e vice-diretores eleitos para administrar as unidades educacionais da rede estadual no triênio 2015-2017, tomam posse de seus cargos

O governador Confúcio Moura empossou na noite da última quinta-feira, no auditório da Ulbra, em Porto Velho, os diretores e vices eleitos no dia 10 de dezembro de 2014. Os empossados integram a Coordenação Regional de Educação de Porto Velho, abrangendo estabelecimentos educacionais de Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste. A secretária estadual de educação, professora Fátima Gavioli, destacou durante a cerimônia de posse de diretores e professores que Rondônia vem pagando em dia profissionais da educação, lembrando que durante recente reunião do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), em Brasília, soube que alguns governos estaduais não haviam pago o 13º salário.

O Rio Grande do Sul, por exemplo, estava sem dinheiro para honrar os seus compromissos com servidores estaduais. Esta é a segunda na gestão do atual governador, atendendo a antiga reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero). A Gestão Democrática nas escolas da rede estadual de ensino começou no primeiro mandato do governador Confúcio Moura e foi criada pela Lei 3018, de 17 de abril de 2013.

ASSINATURA DO TERMO DE POSSE 

Em nome dos demais eleitos, os professores Francisco Leonilson Carlos de Souza, José da Silva Freire Júnior e Gracijanes Braga assinaram o termo de posse e compromisso. Na sequência, o governador fez a declaração de posse. A professora Eliety Barbosa pediu o empenho de todos para melhoria do ensino. “Não há receita para o sucesso, mas ingrediente”.

A vereadora Ana Maria Negreiros elogiou a “atuação inovadora” do governador na educação, especialmente por dotar as escolas de melhores condições de trabalho: a instalação de lousas digitais na Escola Murilo Braga, por exemplo. “Tudo que podemos fazer, vamos fazer com amor. Só teremos um Brasil melhor com a educação de qualidade”, destacou.

A coordenadora regional de Educação de Porto Velho, professora Irany de Oliveira, conclamou a todos os empossados para trabalhar “com fibra, garra, amor e dedicação, pois estão assumindo um desafio em busca de elaborar os índices de desenvolvimento da educação básica”.

Uma das professoras eleitas, teve 100% dos votos, destaca o governador Confúcio

Uma das professoras eleitas, teve 100% dos votos, destaca o governador Confúcio

GRITO DE LIBERDADE DOS EDUCADORES ESTADUAIS 

O deputado estadual eleito Léo Moraes cumprimentou os empossados: “A educação é a principal alavanca para o progresso e desenvolvimento do Estado. Ter uma eleição para diretor e vice-diretor das escolas é um grito de liberdade dos trabalhadores em educação; eles tinham que aceitar as imposições políticas nas indicações dos cargos”, lembrou o parlamentar.

A secretária Fátima Gavioli destacou o empenho de diversos profissionais pela parcela de contribuição para que a Gestão Democrática se tornasse realidade. Ela enalteceu a determinação do governador Confúcio Moura em fazer a eleição mais concorrida – depois dos pleitos eleitorais políticos – em que todos os segmentos da sociedade educacional foram acionados e efetivamente participaram.

Emocionada, a secretária disse que licença prêmio, vale-transporte e outros direitos serão quitados pelo governo do Estado nos próximos dias. “O governador Confúcio Moura está fazendo o dever de casa. O Sintero, a Seduc e a imprensa estão somando para divulgar o que há de bom na educação. Quero a ajuda de todos para mudar a educação de Rondônia”, apelou.

PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA  

O vice-governador Daniel Pereira mencionou os professores Júnior e Gilka, cumprimentando em nome deles, todos os empossados. Na condição de professor e ex-deputado estadual, Pereira lembrou das ações de seus dois mandatos, no sentido de aprovar o Projeto da Gestão Democrática, enfatizando ter encontrado resistência de ex-governantes na época. Ele enalteceu “a coragem do governador Confúcio Moura ao enviar recursos para as escolas”. “Hoje, gestores escolares administram recursos que são utilizados nas despesas escolares”, afirmou.

As escola possuem autonomia na gestão administrativa

As escola possuem autonomia na gestão administrativa

Pereira lembrou ainda o “excelente trabalho realizado pelo ex-secretário estadual de Educação, Emerson Castro”. O presidente do Conselho Municipal de Educação de Porto Velho, professor Mário Jorge, também foi lembrado pelo vice-governador por ter promovido, 14 anos atrás, o processo da gestão democrática, quando ocupou o cargo de secretário municipal de Educação. “Hoje ela é realidade e ninguém irá ter coragem para mudá-la. Vamos aceitar o desafio proposto pela secretária Fátima Gavioli e melhorar a educação em Rondônia”, propôs o vice-governador.

PRIORIDADE NO PAGAMENTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS

Confúcio destacou sua prioridade com o pagamento dos servidores públicos. “Foi assim como prefeito de Ariquemes e como governador em meu primeiro mandato”, destacou. Elogiou o pleito eleitoral educacional, pois uma professora teve 100% dos votos: “Faria uma transfusão para obter tal índices dos votos em futura eleição”, aludindo-se à dificuldade que teve na reeleição para o cargo de governador nas eleições de 2014.

“Estudante no século XIX, para terem uma ideia da importância da eleição, em Rolim de Moura, candidatos a diretor de escola utilizaram faixas, cartazes e camisetas”, lembrou. Referiu-se ainda à prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): mais de meio milhão de estudantes tiveram suas redações zeradas. “Isso mostra como anda a qualidade do ensino no Brasil. Há escolas que ainda estão no Século XIX, o professor é do Século XX e o estudante está no Século XXI”, alertou. Ele destacou ainda que o professor vive em outra época e tem que melhorar o relacionamento, ouvindo o aluno e a sociedade. Temos que identificar que escola o aluno quer. O Ensino Médio no Brasil é fraco. Temos que mudar”. Para o governador, é inaceitável ter 11 disciplinas e ainda ter que incorporar outras na grade curricular”, finaliza o governador de Rondônia.



Deixe o seu comentário