Porto Velho/RO, 27 Março 2024 02:05:21
Diário da Amazônia

Discussão sobre os editais de cultura recentemente publicados

O Movimento Cultural de Porto Velho (Rômulo Pacífico) e o Conselho Municipal de Cultura (Reginaldo Makumbinha) protocolou na última..

A- A+

Publicado: 19/03/2019 às 09h03min

O Movimento Cultural de Porto Velho (Rômulo Pacífico) e o Conselho Municipal de Cultura (Reginaldo Makumbinha) protocolou na última sexta feira dia 15, junto à Câmara de Vereadores especificamente aos vereadores Edwilson Negreiros, Alecks Palitot, Márcio Miranda e Márcio Oliveira. Solicitação de reunião para discutir sobre os Editais recentemente publicados pela Funcultural de Porto Velho que abriu inscrições nos segmentos de Teatro e Bandas de Rock
**********
Domingo passado dia 17, o Movimento se reuniu la no Espaço Tapiri do grupo O Imaginário e deliberou o seguinte:
**********
Durante a reunião, ocorrida no Tapiri às 16h00m (conforme compromisso firmado na reunião do domingo anterior), foram tratados os seguintes assuntos:
**********
1) QUANTO À REUNIÃO PRELIMINAR COMISSÃO DE CULTURA DA CMPV: a) Confirmar a data da reunião junto ao Alex Palitot (possivelmente será na quarta 20/03/2019). b) Na reunião, expor aos vereadores, de forma didática, os principais pontos que geraram a insatisfação do movimento quanto às posturas da Funcultural (enumerados na carta de solicitação de reunião), a saber:
***********
– Inatividade do Conselho Municipal de Cultura e ausência de implementação do Sistema Municipal de Cultura (PVH é signatária do sistema nacional de cultura);
**********
– Descumprimento da Lei que cria o programa municipal de teatro; – Ausência de diálogo com a classe artística para a elaboração dos EDITAIS de chamamento público nº 003 e 005/2019 (credenciamento de artistas e Boto Rock);
***********
– (Falta de) postura da gestão da fundação diante das tentativas de diálogo realizadas pelas diferentes setoriais da cultura no município (respostas atravessadas por redes sociais, falta de cortesia do presidente, etc.);
***********
c) Conduzir os diálogos na reunião para conseguirmos agendar a audiência pública com no mínimo duas semanas de antecedências, para termos tempo suficiente de divulgar a causa e mobilizar o movimento a comparecer no dia da audiência.
**********
2) UMA VEZ AGENDADA A AUDIÊNCIA PÚBLICA: a) promover uma campanha para divulgação ampla da temática da audiência nas redes sociais;
*********
b) para divulgação da audiência pública, promover o “ATO SHOW PACULTURA”, a ser realizado no final de semana anterior à audiência com apresentações artísticas integradas de diferentes seguimentos (teatro, dança, música, poesia, artes visuais, etc.);
*********
c) tentar pautas em rádio e TV para divulgar o ato show e a audiência pública.
**********
3) PRÓXIMA REUNIÃO DO MOVIMENTO SERÁ DIA 24/03/2019 (domingo), às 16 HORAS! – Contamos com as presenças de todos!
*********
O diabo é quem quer ser secretário de cultura. Já pensou, o cara vive o tempo todo na corda bamba.
*********
Ta pior que um dos dirigentes do bloco Leva Eu que está sendo acusado de não ter pagado os cordeiros e por isso, o bloco não desfilou no percurso completo.
**********
E não adianta a diretoria do referido “cordão” contestar o que estamos publicando, dizendo que o cidadão que está sendo acusado de mal pagador, não responde pelo bloco.
********
Por que o que sabemos, é que ele foi quem criou o bloco e estava em cima do trio dando ordem pra cá e pra lá. Então, por mais que queiram livrar o nome da entidade, não tem como.
*********
O que deveria ser feito, era a atual diretoria chamar esse pessoal que está cobrando para uma conversa e acertar, se não, no próximo carnaval, vai ficar difícil colocar o bloco na rua.
*********
É melhor receber 500 por uma apresentação no Boto Rock do que puxar corda de bloco e não receber nada.
***********
Vamos ver como é que a direção da Funcultural vai se sair de mais esse “rabo de foguete” e a direção do Leva Eu vai conseguir tirar da conta do Bloco a irresponsabilidade de um de seus diretores.
**********
É como diz o Oscar! Quem for podre que se quebre.



Deixe o seu comentário