Porto Velho/RO, 22 Março 2024 12:49:56
PLANTÃO DE POLÍCIA

Disponibilizado registro de ocorrência de violência doméstica online

Segundo a Central de Atendimento à Mulher do governo federal, em abril foi registrado um aumento de 35% no número de denúncias

Por Larina Rosa Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 25/05/2020 às 15h07min

Foto: Divulgação

Quando um vírus ameaça o mundo inteiro governos e cientistas indicam confinamento para contê-lo, é nesse período que também vêm a tona outra ameaça, o aumento preocupante de casos de violência contra mulher.

Os dados apontam que mesmo dentro de casa as mulheres brasileiras não estão seguras. Segundo a Central de Atendimento à Mulher do governo federal, em abril foi registrado um aumento de 35% no número de denúncias em relação ao mesmo mês em 2019. De acordo com os dados dos Relógios da Violência, do Instituto Maria da Penha a cada 7.2 segundos uma mulher é vítima de violência física no Brasil.

Atenta com a situação das mulheres que vivem em vulnerabilidade e sofrem violência doméstica nestes tempos de pandemia a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia(OABRO) , solicitou ao Governo do Estado a instalação de registro de ocorrência online, devido ao isolamento social que visa conter a propagação do coronavírus.

A Presidente da Comissão da Mulher Advogada,Karoline Monteiro, explica a importância da opção de registro para denúncias de Violência Doméstica online. “Até agora essas ocorrências só aconteciam de modo presencial. O que solicitamos nesse período de pandemia é que essas ocorrências policiais sejam realizadas no site da Polícia Civil de forma online. Já existia a possibilidade de fazer essas ocorrências no site, mas era apenas para crimes mais simples”, ressaltou Karoline.

Ainda de acordo com Karoline a observação da importância da adoção de medidas remotas que possibilitem a comunicação de fatos criminosos, a Polícia Civil do Estado de Rondônia, em caráter excepcional, incluiu em sua Delegacia Virtual a opção de registro de Violência Doméstica.

Segundo o delegado geral de Polícia Civil, Samir Fouad Abboud, é de suma importância reiterar que a modalidade possui algumas limitações. “Reforço a orientação e a conscientização no sentido de que havendo urgência, o ideal é a utilização dos canais imediatos de acionamento e comunicação às Forças de Segurança Públicas, como por exemplo, o 190 (CIOP) e 197 (Disque Denúncia PC).

Há um ano a OAB implantou uma Ouvidoria para todas as mulheres que desejam fazer denúncias de maus tratos ou outro tipo de violência. Composta por três comissões de mulheres a Ouvidoria está instalada no site da OAB, onde é possível marcar atendimento e receber orientações para se livrar de um relacionamento abusivo. Também é possível entrar em contato pelo telefone (69) 3217-2112 ou no Whatsapp (69) 99283-4762.



Deixe o seu comentário