Porto Velho/RO, 28 Março 2024 08:28:57
RONDÔNIA

Dnit lança edital para obra de iluminação pública na BR-364

A implantação da iluminação na rodovia abrangerá o percurso entre a Unir e ponte do Candeias.

Por Sara Cicera Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 14/12/2018 às 12h13min | Atualizado 14/12/2018 às 12h21min

Foto: Roni Carvalho – Diário da Amazônia

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit-RO) deve abrir hoje (14) o processo licitatório para a contratação da empresa que será responsável pela obra de iluminação pública na BR-364, no percurso entre a Universidade Federal de Rondônia (Unir) até a ponte do rio Candeias, em Candeias do Jamari. Ao todo serão 30 quilômetros de iluminação.

As empresas interessadas deverão enviar as propostas e orçamentos a partir da abertura da licitação. De acordo com o superintendente do Dnit-RO, Cláudio Neves, as empresas que concorrerão à licitação deverão mostrar que têm capacidade técnica para a realização da obra. “A empresa tem que apresentar um atestado que já tenha realizado pelo menos 50% da obra que nós vamos fazer. Ela tem que mostrar que tem capacidade técnica. Muitas empresas já mostraram interesse, e assim que abrirmos as propostas, o melhor preço será verificado, informou Cláudio Neves.

Após a abertura da licitação e escolha da empresa, o Dnit avaliará a proposta em pelo menos 30 dias. A previsão é de que até fevereiro de 2019, a empresa vencedora já esteja com o contrato e ordem de serviço. “A partir do momento da contratação, a empresa terá um período de oito meses para realizar a obra”, explicou o superintende. A iluminação pública na BR-364 tem previsão final para outubro de 2019.

Segundo Cláudio Neves, o projeto de iluminação foi cedido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur). O orçamento inicial da obra é de R$ 11 milhões. Serão instalados cerca de mil postes de energia com 14 metros de alturas e lâmpadas de Led. O Dnit-RO também vai implantar 35 câmeras de monitoramento ao longo do percurso. “Será uma iluminação bem moderna, mais potente que a atual, e também vamos colocar câmeras. Eu já conversei com a PRF, e o órgão poderá fazer um centro de operações para fiscalizar e controlar a BR-364 com esse sistema. As câmeras terão Wi-Fi. É um sistema muito sofisticado”, contou Cláudio Neves.

Após a finalização da obra, a manutenção da iluminação pública do percurso será de responsabilidade da Prefeitura, e o sistema de câmera será repassado para o domínio da Polícia Rodoviária Federal (PRF-RO).



Deixe o seu comentário