Porto Velho/RO, 26 Março 2024 16:22:31
Diário da Amazônia

Dnit limpa igarapé para evitar inundação

Desde a última semana o Dnit está fazendo a limpeza dos canais do igarapé 02 de Abril, próximo ao Caipirão, e de um outro que corta a..

A- A+

Publicado: 31/12/2014 às 03h05min

Desde a última semana o Dnit está fazendo a limpeza dos canais do igarapé 02 de Abril, próximo ao Caipirão, e de um outro que corta a BR 364 na altura da Aracajú. O objetivo é dar melhor vazão às águas nos dias de chuva, evitando transbordamento em cima da BR e a inundação de residências, como aconteceu no fim 2013. A ação faz parte de um acordo entre o órgão e o Ministério Público Federal a partir de denúncia oferecida pelo vereador Edivaldo Gomes (PSB) sob relatório de erros de drenagem na obra de duplicação da rodovia.

Conforme o engenheiro residente do Dnit, Pedro Nakayama, foram vários os pontos de limpeza nos igarapés, sendo que uma equipe continuará monitorando a necessidade de outras intervenções.

Outra informação é que após o inverno amazônico a quantidade de manilhas será duplicada. O vereador disse que em 2013, com quantidade de água acumulada nos dois pontos, percebeu que algo estava errado. Procurou e obteve resposta de engenheiros de que as manilhas colocadas nos dois pontos, além de pequenas estavam mais altas que o leito dos igarapés, não dando a vazão necessária, ocasião em que catalogou com fotos e vídeos e protocolou pedido de providências ao MPF. “O procurador Henrique Felber abriu um procedimento, resultando no reconhecimento do erro por parte do Dnit e na disposição em corrigi-lo”, comentou.

Edivaldo destacou a grandeza do Dnit em reconhecer o erro e buscar solução. “Nosso objetivo não é penalizar ninguém, mas defender especialmente as residências das pessoas”, reforçou. Outra preocupação do vereador, já caminhada, é quanto às “lombadas” surgidas no asfalto, parte já corrigida. “Quando o anel viário for finalizado, todo esse trecho da Avenida Transcontinental passa a ser municipal e, se não acordarmos agora, será mais um problema para o bolso da nossa população”, finalizou. (AI)



Deixe o seu comentário