Porto Velho/RO, 24 Abril 2021 08:00:54

SolanoFerreira

coluna

Publicado: 24/04/2021 às 08h00min

A-A+

Do ambiental ao digital: que mundo novo é esse?

A semana foi marcada por ações ambientais no mundo inteiro, devido a reunião da Cúpula do Clima, convocada pelo presidente..

A semana foi marcada por ações ambientais no mundo inteiro, devido a reunião da Cúpula do Clima, convocada pelo presidente norteamericano, Joe Biden, com o objetivo de retomar a participação dos Estados Unidos nas discussões sobre as mudanças climáticas. Os líderes de várias partes do mundo falaram sobre as ações que estão tomando para lidar com essa ameaça ao futuro do planeta. Porém é preciso nos atentar que as ameaças vão além do clima.

O tema ambiental não pode sair de pauta por nenhum governo. Estamos vivendo um período de pandemia em que mostra a necessidade de melhorar e controlar a vida sobre a terra. O planeta está superpovoado e, com isso, os impactos são imensos em diversos campos da vida. Não adianta buscar soluções faraônicas como levar gente para Marte ou `nossa vizinha Lua. Precisamos de soluções exequíveis, rápidas e dentro da realidade da vida humana na terra.

As mudanças necessárias vão além da ideologia ‘verde’ ou do pensamento expansivo da ‘produção de monocultura’. É preciso repensar a vida como um todo e renovar os processos. A humanidade quer socializar novamente, trabalhando com mais qualidade e curtindo a vida de forma mais racional. As pessoas que foram mecanizadas a partir da era industrial, agora querem viver; apenas viver.

Vem aí, um chacoalhão na humanidade. Muitas coisas mudarão em curto tempo. Muitos negócios desaparecerão das salas, galerias, estabelecimentos físicos; de outro lado, os serviços serão em qualquer tempo e em qualquer lugar, desde que os resultados alcancem as metas e objetivos. Todos os negócios e todas as profissões precisam se reformular da noite para o dia. A tecnologia dará o direcionamento em tudo.

Quem não se adequar ao ‘novo normal’ será sucumbido pelos processos recorrentes dos novos acontecimentos. Assim como a era industrial causou uma intensa transformação na humanidade, hora para o bem e hora para o mal, é certo que a era digital também promete ser transformadora. Só tempo mostrará os efeitos, mas até lá, o jeito é acordar para a nova vida e se reinventar para continuar existindo.

 


Deixe o seu comentário

sobre Solano Ferreira

Editor-Chefe do Diário da Amazônia. Comunicador Social e Marketing/ Mestre em Geografia. Atua na Gestão Estratégica e Gerenciamento de Crise.

Arquivos de colunas