Porto Velho/RO, 24 Março 2024 16:52:22
SAÚDE

Dois casos de raiva em bovinos são registrados no mês de agosto

Um outro caso da doença havia sido registrado em julho, no mesmo município, segundo a Idaron. Em 2018 foram identificados quatro casos, todo

A- A+

Publicado: 27/08/2019 às 17h47min

Dois casos de raiva em bovinos foram registrados em agosto e um caso foi em julho — Foto: Reprodução

Dois novos casos suspeitos de raiva em bovinos foram registrados em Nova Brasilândia D’Oeste (RO), na Zona da Mata, no mês de agosto. Um outro caso havia sido identificado no mês de julho, no mesmo município, segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron).

Devido aos focos da doença, a Idaron está realizando uma investigação epidemiológica, em todas as propriedades rurais no entorno do local onde os animais afetados foram identificados, com o objetivo de verificar a existência de outros animais com suspeita da doença.

Também está sendo feito um trabalho de vacinação de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e equídeos, que devem receber o reforço em 30 dias, além da captura de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) para a realização do cadastramento e monitoramento de abrigos desses mamíferos.

A agência ainda alerta que todas as pessoas que tiveram contato com os animais contaminados precisam se vacinar contra a raiva.

Em 2018, quatro casos de raiva foram registrados no estado, todos no município de Corumbiara (RO), no Cone Sul.

Fonte: G1 RO



Deixe o seu comentário