Porto Velho/RO, 28 Março 2024 09:06:08

Política &

coluna

Publicado: 18/09/2018 às 01h00min

A- A+

Dormindo com o inimigo

1-Como engolir um sapo Em 2010 o PT nos enfiou o nome de Dilma goela abaixo. PT e PMDB juntos bancaram a aposta elegendo o “poste” e..

1-Como engolir um sapo

Em 2010 o PT nos enfiou o nome de Dilma goela abaixo. PT e PMDB juntos bancaram a aposta elegendo o “poste” e deu no que deu. Dilma foi um governo desastrado, mas apesar de mal das pernas e com a Lava jato caçando seus aliados, de novo teve seu nome enfiado goela abaixo e com seu plano de governo impossível de ser executado acabou no impeachment. 2018 é ano de eleição e outra vez o PT traz um poste e com um projeto pessoal: conceder o indulto a um preso do PT. É pra acabar com o país?  

2-Corpo a corpo de volta

O Facebook anda em baixa e ao cair 20% entre jovens pirou os candidatos trazendo a importância do corpo a corpo mas, apoiado pelo WhatsApp que é do Facebook. Mas o “face” às vezes é imbatível. Um vídeo do Bolsonaro na UTI foi visto por 4,7 milhões pessoas. Outro vídeo na distante Roraima viralizou negativamente contra Ciro Gomes. E como o que dá pra rir dá pra chorar, a mídia tradicional – rádio, tv, jornal e revistas – vive um bom momento. A credibilidade é sua marca contrapondo-se aos posts, stories etc. e ao fenômeno das “fake news”. Espaço há para todos. Até para o corpo a corpo.

3-Dormindo com o inimigo

Haddad e Ciro que queriam a herança do lulopetismo já não dividem a marmita e vão se engalfinhar por uma vaga no segundo turno contra Bolsonaro que perdeu o sangue, mas ganhou massa e se não tem horário eleitoral tem a comoção pública que o tornou o “rei de todas as mídias”. Haddad tem contra si a controversa história do PT e Ciro contra si, a língua e o descontrole emocional. Ciro entrou no vácuo da indefinição da chapa do PT e aproveitou bem o espaço. Agora vai ter que dividir discurso e eleitor com uma tarefa difícil para seu temperamento: bater na criatura e endeusar o criador.

4-Língua solta

Falando em Haddad, um cadáver apareceu com a língua solta. Palocci fechou acordo de delação premiada com a PF em junho, fala muito e seus depoimentos preocupam o PT. O ex-língua presa informa Mônica Bergamo, teria afirmado que o “redivivo” se envolveu diretamente em esquemas de propina. O partido entrou em parafuso. Ainda hoje Haddad vai conversar com o presidiário que já aconselhou tranquilidade, pois seu ex-ministro não possui provas e não pode comprometê-lo com qualquer delito.

5-Propostas de governos

À exceção de Meireles que tem um discurso fincado em bases econômicas, todo resto é muito igual ou no caso “nome limpo no SPC”, do Ciro Gomes, uma cópia descarada feita pelo Haddad. O deserto de ideias permanece entre os candidatos a poucos dias da eleição e o desinteresse do eleitor, por óbvio, em paralelo. A renovação política que se apregoa dificilmente acontecerá.  A política brasileira é pobre de tudo. Lembra uma casinha de pau a pique, isolada, perdida no meio da caatinga. É triste de ver-se.

[email protected]

 


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.