Porto Velho/RO, 31 Agosto 2021 17:29:13
Saúde

Dormir com a TV ligada faz mal? Conheça mitos e verdades

Você também tem o hábito de assistir a séries e filmes antes de dormir?

Por CT
A-A+

Publicado: 31/08/2021 às 17h29min

Durante a semana, com toda a rotina e trabalho, às vezes o horário noturno é o único momento que sobra para assistir alguma coisa. Esse tem se tornado um hábito cada vez mais natural hoje em dia. Afinal, os serviços de streaming não estão mais somente nas TVs e computadores, eles também estão nos celulares. Então, é muito tentador assistir séries na cama quando vamos descansar, não é?

No entanto, também existem vários mitos que envolvem esse hábito. Será que faz mal dormir com a TV ligada? Assistir séries no celular estraga a visão? Por isso, hoje vamos falar sobre alguns mitos e verdades que envolvem o hábito de assistir conteúdos antes de dormir. Veja nas próximas linhas!

Dormir com a TV ligada faz mal?

Verdade. Vale lembrar que de modo geral, assistir a um filme ou passar muito tempo em frente à TV não faz mal, mas o excesso de luzes e sons na hora de dormir pode atrapalhar bastante a qualidade do sono.

Segundo especialistas, o problema está na quantidade de luz azul-violeta emitida pelas telas. Essa luz pode inibir a produção de melatonina (hormônio que induz ao cansaço) e causar insônia em alguns casos.

Por isso, para uma melhor noite de sono, o ideal é desligar a TV antes de dormir. Mas se você acaba pegando no sono com facilidade, outra dica é: programar sua TV para desligar com inatividade. Assim, se você acabar dormindo, não terão luzes e sons externos atrapalhando seu sono.

Assistir séries no celular estraga a visão?

Mito. Assistir séries no celular não faz mal para a visão, mas assim como os aparelhos de TV, eles também podem dificultar seu sono. Por isso, a maioria dos celulares possuem recursos como o “Filtro de luz azul” e o “Modo noturno”.

Assim, eles emitem menos luz e favorecem o ambiente para você sentir mais sono.

No entanto, o ideal é dormir longe do celular. Então, assim que você começar a sentir sono quando estiver assistindo suas séries na cama, coloque seu celular sobre uma mesa ou cadeira próxima .

Dormir ouvindo música ou podcast faz mal?

Mito. Sabe aquela história de aprender inglês dormindo? Segundo especialistas do sono, quando estamos em sono profundo (REM) não é possível escutar novas informações, pois o processo que acontece é o nosso hipotálamo (parte do cérebro que detecta estímulos) absorver as experiências do dia anterior. Então, é difícil lembrar do que foi dito enquanto você dormia.

Mas ouvir músicas e sons agradáveis antes de dormir pode até mesmo melhorar a qualidade do sono de algumas pessoas. Em especial, se você tem dificuldades para relaxar. (Canaltech)



Deixe o seu comentário