Porto Velho/RO, 10 Junho 2021 14:39:33
Saúde

Drogas e mercado de trabalho: saiba mais

O abuso de substâncias psicoativas afeta diretamente as relações pessoais e profissionais do dependente.

A-A+

Publicado: 10/06/2021 às 14h14min | Atualizado 10/06/2021 às 14h39min

Em razão da facilidade de acesso às drogas, a dependência química é uma doença considerada problema de saúde pública, com implicações na vida e saúde do indivíduo e na sociedade como um todo.
Por ser um transtorno psiquiátrico, o abuso de uma ou mais substâncias é responsável por alterar a percepção e capacidade de raciocínio dos indivíduos, de modo que sintomas como isolamento social, mudanças comportamentais e descaso com a rotina pessoal são comuns.
Além disso, a dependência afeta diretamente a forma como o indivíduo vê a sociedade — há a indiferença com vínculos afetivos e relações profissionais e, consequentemente, problemas financeiros e desinteresse com a carreira.
À vista disso, quando um indivíduo se torna dependente de alguma substância psicoativa, ele perde total controle sobre sua vida, podendo tornar-se um perigo para si mesmo e para as pessoas ao seu redor. Nesse contexto, a internação em uma clínica de reabilitação no Pará ou em outras regiões é uma medida necessária para evitar consequências mais graves.

O papel do tratamento para dependência química

Durante todo o tratamento de dependência química, acompanhado por uma equipe multidisciplinar, o indivíduo se depara com inúmeros questionamentos e incertezas quanto aos motivos que o levaram ao vício e as consequências que isso teve em sua rotina.
Muitas pessoas já arruinaram suas carreiras em decorrência da busca incessante pela droga e as falsas sensações de prazer que ela traz.
Por isso, o tratamento (e, em especial, a psicoterapia) em uma clínica de recuperação no Espírito Santo em um papel fundamental na hora de identificar a raiz do problema e trabalhar para que não haja recaídas no futuro.

Importância da reinserção do dependente químico na sociedade

Durante a última etapa do tratamento na clínica de reabilitação no Pará, o indivíduo vai tratar questões sobre os mais variados aspectos de sua vida. A psicoterapia é fundamental nesse contexto, de modo a garantir o sucesso do tratamento para que, por fim, o paciente possa ser reinserido na sociedade.
Com o fim do tratamento, é importante que o indivíduo tenha espaço para reescrever a própria história e recomeçar a vida.
Ser reinserido no mercado de trabalho é uma forma de recomeçar, uma oportunidade de mudar os hábitos e enxergar um futuro cheio de possibilidades para ele e a família. Em razão disso, é importante que esses pacientes tenham apoio, de forma a recuperar os prejuízos causados pelo vício e as implicações negativas que aquilo teve.

O papel do empregador para inclusão social do indivíduo

O papel do empregador num contexto de reinserção profissional após o tratamento de dependência química em uma clínica de recuperação no Maranhão é fundamental — uma oportunidade é o suficiente para que o indivíduo possa recomeçar e fazer as coisas diferentes, abandonando o vício completamente para viver uma vida saudável e produtiva.



Deixe o seu comentário