BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Dunga convoca seleção brasileira para amistosos em novembro

A seleção brasileira fará os dois amistosos do ano no mês de novembro

Publicado: 23/10/2014 às 13h34
Atualizado: 27/04/2015 às 00h20

Dunga

Técnico da Seleção Brasileira|Convocação para amistosos

Depois de quatro jogos e quatro vitórias no retorno à Seleção Brasileira, Dunga voltou a convocar o selecionado nacional, desta vez para os últimos amistosos da equipe em 2014.

Nesta quinta-feira, o treinador anunciou a lista dos 23 convocados para os confrontos contra Turquia (dia 12 de novembro, em Istambul) e Áustria (18 de novembro, em Viena) e revelou algumas novidades.

A primeira delas foi quanto ao critério de convocação: para evitar desfalques nos clubes em reta final da temporada, não chamou nenhum atleta que joga no futebol brasileiro. Assim, anunciou somente nomes do futebol europeu e acabou chamando alguns atletas que não vinham tendo oportunidades na Seleção Brasileira, como Lucas, Casemiro, Luiz Adriano, Douglas Costa, Roberto Firmino, Neto e Diego Alves.

Antes mesmo de Dunga ler os nomes dos jogadores convocados, o presidente da CBF, José Maria Marin, pediu a palavra e fez um pronunciamento. Em tom misterioso, esta fala serviu para antecipar a novidade que seria confirmada minutos depois: nenhum atleta que joga no Brasil seria convocado. Se fossem, eles desfalcariam suas equipes nas 34ª e 35ª rodada do Campeonato Brasileiro além de serem baixas no jogo de ida da final da Copa do Brasil.

A partir daí, quando Dunga começou a anunciar os nomes dos jogadores convocados, as surpresas só aumentaram: nenhum jogador que atua no Brasil foi chamado e, assim, houve espaço para novidades. A principal delas foi Lucas, que perdeu espaço ainda sob o comando de Luiz Felipe Scolari, não disputou a Copa do Mundo e foi lembrado pela última vez em setembro do ano passado, quando ficou no banco de reservas contra a Coreia do Sul e jogou apenas o primeiro tempo diante da Zâmbia. De lá para cá, o atacante de 22 anos melhorou seu rendimento no Paris Saint-Germain e, agora, ganha mais uma oportunidade.

Outro nome que também surpreendeu foi o de Casemiro. O ex-volante do São Paulo e do Real Madrid é titular no Porto e vem agradando a torcida portuguesa em seus primeiros meses no novo país. Ele ocupará a vaga que naturalmente seria de Elias. Também houve espaço para as convocações de Douglas Costa e Luiz Adriano, companheiros de ataque no Shakhtar Donetsk. O último deles fez história na última terça-feira, quando igualou recorde de Lionel Messi e anotou cinco gols em uma partida de Liga dos Campeões da Europa.

Por fim, porém, o nome mais inesperado foi o de Roberto Firmino, jovem atacante de 23 anos que foi revelado pelo Figueirense em 2009 e que, dois anos depois, transferiu-se para o Hoffenheim, da Alemanha. Habilidoso, o canhoto veste a camisa 10 da equipe europeia e, no ano passado, chocou o país ao terminar a temporada como quarto maior artilheiro da Bundesliga, com 16 gols, e como o segundo líder em assistências, com 12. Em 2014, ele já entrou em campo 11 vezes e anotou três tentos.

Confira a lista de convocados por Dunga:

Goleiros: Diego Alves – Valencia (ESP),  Neto – Fiorentina (ITA) e Rafael Cabral    – Napoli (ITA);

Laterais: Alex Sandro – Porto (POR), Danilo  – Porto (POR), Filipe Luis – Atlético de Madrid (ESP) e Mário Fernandes – CSKA Moscou (RUS);

Zagueiros: David Luiz – PSG (FRA), Marquinhos – PSG (FRA), Miranda     – Atlético de Madrid (ESP) e Thiago Silva – Paris Saint-Germain (FRA);

Volantes: Casemiro – Porto (POR), Fernandinho – Manchester City (ING), Luiz Gustavo      – Wolfsburg (ALE), Rômulo – Spartak Moscou (RUS);

Meias: Oscar – Chelsea (ING), Philippe Coutinho – Liverpool (ING), Roberto Firmino – Hoffenheim (ALE), Willian – Chelsea (ING);

Atacantes: Douglas Costa  – Shakhtar Donetsk (UCR), Lucas – Paris Saint-Germain (FRA), Luiz Adriano – Shakhtar Donetsk (UCR) e Neymar  – Barcelona (ESP)

 

 

 

 

Deixe o seu comentário