Porto Velho/RO, 26 Março 2024 10:13:41

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 27/11/2018 às 07h07min

A- A+

É preciso sair do atoleiro

O fim do superciclo das commodities, o descuido com o bônus demográfico colocaram o Brasil na atual situação crítica, da qual não..

O fim do superciclo das commodities, o descuido com o bônus demográfico colocaram o Brasil na atual situação crítica, da qual não sairá com guerrilhas polarizantes, mas com a pacificação do país.

Se o interesse é unir a Nação no rumo da plena retomada do desenvolvimento não faz sentido alimentar factoides irrelevantes, como a duvidosa questão globalismo x antiglobalismo que atormenta alguns ministros e resulta em caça às bruxas na educação e na saúde, já tão precárias. Manter o antagonismo petismo x antipetismo é jogar contra a necessidade de união nacional em mundo à beira de mais uma crise.

Quando se reflete a fundo sobre a extrema necessidade que a Amazônia tem de uma conciliação entre os projetos desenvolvimentistas e a sustentabilidade fica mais visível à necessidade de pôr fim a brigas de rua e ofensas em redes sociais. A situação é grave e exige o máximo de união.

Há um apagão na infraestrutura. Será marchar em atoleiro manter bate-bocas sobre assuntos irrelevantes, dificultando a obtenção do consenso possível para levar à luz, como a imediata definição de uma proposta concreta de reforma da Previdência.

É hora de desmontar os palanques e compreender que o governo representa a todos, não a partidos isolados ou seitas conspiratórias.

…………………………………

Construção civil

Em 2018 Rondônia amargou aumento no desemprego. È na construção civil onde esta calcada o maior índice de perdas de postos de trabalho nos principais municípios, principalmente em Porto Velho  duramente atingida economicamente depois da conclusão das usinas de Jirau e Santo Antonio. A expectativa é de melhoras no ano que vem. Algumas obras de grande porte estão começando.

Nova rodoviária

O ano de 2018 vai acabando e mais uma vez o portovelhense vê o sonho da construção da nova rodoviária ir para as cucuias. Prometida pelo governador Confúcio Moura, o projeto técnico até foi concluído, inspirado nos terminais de Cuiabá e Rio Branco, mas pela falta de definição de área escriturada, os esforços foram inúteis. Agora o abacaxi foi transferido para a prefeitura de Porto Velho.

É assustador

O déficit previdenciário nos estados de Rondônia e Acre já assusta os aposentados temendo atrasos a partir do ano que vem. Tanto o Iperon, o instituto rondoniense, como o Acreprevidência foram alvo de más gestões provocadas por indicações políticas, com desvio de recurso para outras finalidades e o resultado é este que todo sabemos o fundo do poço.

Grande disputa

Representantes da bancada da bala, das bancadas ruralista e evangélica – todas da aliança de apoio na vitória em outubro – estão lançando candidatos à presidência da Câmara dos Deputados em fevereiro colocando o presidente eleito Jair Bolsonaro em sinuca de bico. A articulação do novo presidente começa a trabalhar para que não haja rachaduras na base aliada antes do novo governo começar.

Quer mais

O mesmo problema que o presidente eleito Jair Bolsonaro enfrenta para montar seu Ministério tem o governador eleito de Rondônia Marcos Rocha. Ocorre que o PSL, que serviu de barriga para as respectivas eleições quer mais espaço no governo – e a parte do leão. Na esfera federal, a fatia já felina ficou com o DEM, já na estadual Rocha sequer divulgou os nomes do seu secretariado.

 

Via Direta

*** O ataque as embarcações brasileiras de pesca de atum pelos chineses aumenta o clima de hostilidade entre Bolsonaro e a China *** Com os seguidos contingenciamentos de recursos federais algumas obras em Rondônia – como em todo o Brasil – poderão ser prejudicadas no ano que vem *** Mas que não devem ser prejudicadas a conclusão da Ponte no Abunã e na dragagem, do Rio Madeira  *** Segue em ritmo frenético as obras do shopping dos irmãos Gonçalves na Zona Leste.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas