Porto Velho/RO, 23 Março 2024 15:30:09
Diário da Amazônia

Educação a distância: Por que ainda existe tanta resistência?

O MEC está liberando cada vez mais cursos nessa modalidade; O futuro é digital, não duvide!

Por Redação DIÁRIO DA AMAZÔNIA
A- A+

Publicado: 15/10/2018 às 08h57min | Atualizado 15/10/2018 às 09h00min

Com a massificação da internet, estudar já não tem sido mais um problema para a sociedade. Prova disso são as diversas instituições particulares que surgiram nos últimos 20 anos ofertando cada vez mais bolsas e mensalidades acessíveis “a um clique”. Se não bastasse essas ofertas, as faculdades estão também oferecendo cada vez mais cursos a distância para quem não tem tempo para estudar. O Ensino a Distância, mais conhecido como EAD vem ganhando adeptos e trazendo para o mercado novos profissionais. Prova disso, é que o número de estudantes a distância cresceu 16,2% de 2017 para cá. Mesmo assim, existe “resistência” por parte da população quando o assunto é EAD.

O mais curioso disso é que 90% da população brasileira resolve seus problemas pelo celular. Ou seja, pagam contas, mandam mensagens, lêem um livro, uma matéria, escutam música, rádio e etc. através dos aparelhos mobile. Dificilmente você verá uma pessoa indo comprar um jornal, indo a uma loja comprar um CD, ou mesmo indo comprar um livro. Claro, existem os mais persistentes que fazem questão de comprar o material físico, mas esses não representam mais nem 60% da população. É uma prova de que o mundo digital vem “abraçando” o nosso cotidiano.

Mesmo assim, quando o assunto é estudar, o EAD ainda é visto com certo preconceito. Para especialistas, o contato com o ser humano, a figura do professor que tira dúvidas e que orienta o aluno dentro de sala, ainda são o que as pessoas mais reclamam na nova modalidade. De fato, o EAD não oferta o professor que vai tirar dúvidas pessoalmente, mas existe a figura do “tutor”, ou seja, o agente que vai nortear o aluno durante os seus estudos através de mensagens. Por vivermos em uma sociedade que precisa cada vez mais ter tempo para trabalhar, o EAD chega para ser uma “leve” solução. Primeiro: Você estuda ao seu tempo, quando puder. Segundo: os conteúdos são disponibilizados para leitura no próprio celular e Terceiro: mesmo tendo data, as provas podem ser repetidas (em caso de perda) sem o desgaste da remarcação em uma instituição física.

Hoje já é possível encontrar além da Graduação, outras modalidades, como, curso de Extensão, Pós Graduação e até mesmo Mestrado a distância, com aulas semi-presenciais. Vale lembrar que existem também Doutorados (para posterior validação de diploma) a distância no Brasil e cursos da mesma modalidade (Livre / Qualificação) para quem deseja se especializar em certas áreas. Ou seja, para quem ainda não fez faculdade, existem 1.148 cursos de graduação a distância liberados pelo MEC, basta procurar no Google para comprovar o grande leque ofertado na área de humanas e exatas.

Até mesmo a área da saúde já está entrando para esse ranking com cursos de Nutrição, Enfermagem, Farmácia e etc. a distância. Então, para a graduação em Medicina entrar para esse ramo não demorará muito. Se o mundo é uma porta de oportunidades, agarre o mais rápido o possível e lembre-se, estamos evoluindo em vários campos e o mundo digital representa quase 80% do que fazemos para sobreviver. Estude e aproveite as chances que tem hoje para se qualificar. O conhecimento é a única ferramenta que te colocará em um patamar diferente na sociedade, não tenha duvida disso.

Barreiras?

Se você acha que ainda existem barreiras para estudar, entre no Google e veja quantas novas chances você poderá criar para sua vida através do Ensino a Distância (EAD). Se ainda restarem dúvidas de que o modelo de ensino é praticamente igual ao presencial, procure um especialista que tenha trabalhado em sala de aula e hoje atua EAD. Pergunte para ele o que mudou e se seu diploma será diferente de quem faz a Graduação presencial. Tenho certeza de que ele falará que os dois são iguais. Educação a distância: Por que ainda existe tanta resistência? O MEC está  liberando cada vez mais cursos nessa modalidade; O futuro é digital, não duvide! Pense nisso.



Deixe o seu comentário