Porto Velho/RO, 25 Março 2024 15:42:47
Diário da Amazônia

Educação empreendedora avança em Rondônia

Parcerias para melhorar a educação de Rondônia estão sendo desenvolvidas junto com as prefeituras e secretarias municipais de educação

A- A+

Publicado: 18/02/2020 às 10h22min

Divulgação

Melhorar os resultados dos estudantes rondonienses nas avaliações oficiais que medem o desempenho da educação brasileira é um dos desafios do Sebrae através de ações para levar a educação empreendedora até as salas de aula. Esse compromisso foi reafirmado na manhã desta segunda-feira, 17, em Ariquemes pelo diretor superintendente da instituição Daniel Pereira.

O desafio de chegar as salas de aula, formando cidadãos e contribuindo para o despertamento de futuros empresários, foi destacado em reunião com secretários de educação da região do Vale do Jamari, os quais receberam certificados de participação em dois programas desenvolvidos pelo Sebrae Rondônia, que são: Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e Educação para o Futuro, este último desenvolvido em parceria com a cooperativa de crédito Sicoob.

– Estamos trabalhando para colocar Rondônia em destaque nacional através da educação. Queremos ser o melhor estado nas avalições oficiais de desempenho dos estudantes. Estamos avançando e queremos chegar a 100% das escolas de Rondônia – destacou Daniel Pereira.

Para a secretária de Educação de Ariquemes Cleuzeni Maria de Jesus, o apoio do Sebrae tem ajudado a melhorar o ambiente escolar.

– Estamos conseguindo treinar, capacitar e motivar nossos professores, além de podermos oferecer material lúdico de qualidade aos nossos estudantes. Isso tem feito toda a diferença no ambiente escolar – destaca Cleuzeni.

NOVA FERRAMENTA

Para facilitar o acesso dos estudantes a conteúdos de qualidade, o Sebrae quer inovar em 2020 ofertando os conteúdos da Sala do Saber, que é um portal na internet com conteúdo dinâmico e interativo para o ensino fundamental e médio, onde o estudante pode revisar os temas a todo momento.

Um dos desenvolvedores da Sala do Saber, Alysson Marcelo de Campos, veio de Maringá/PR para apresentar o portal aos educadores de Rondônia. Ele destacou a facilidade para gerir os conteúdos.

– É um material de fácil acesso e de compreensão também, pois foi pensando em solucionar as deficiências dos estudantes em suas etapas de aprendizado – destaca Alysson.

EM NÚMEROS

Em 2019, o projeto JEPP atendeu 27.663 alunos do Ensino Fundamental, capacitou 1.048 professores, em 135 escolas de 22 municípios. No Ensino Médio, o programa de Educação Empreendedora 763 alunos e capacitou 25 professores nos cursos “Crescendo e Empreendendendo” e “Despertar”.

Já o projeto Educação para o Futuro, em parceria com o Instituto Sicoob, levou 25.000 apostilas com conteúdos de Matemática, Língua Portuguesa, Empreendedorismo, Educação Financeira e Educação Cooperativista para todos os alunos do 5º. Ano do Ensino Fundamental de cerca de 680 escolas de todos os 52 municípios rondonienses. Além disso, capacitou 73 multiplicadores de 33 municípios na metodologia que deverá ser levada a 100.000 alunos até o ano de 2022, por meio da reutilização do material didático.

Com foco na melhoria da gestão escolar, 60 gestores foram capacitados pelo Empretec, em 2 municípios.

Fonte: Assessoria



Deixe o seu comentário