Porto Velho/RO, 19 Março 2024 04:49:32

Editorial

coluna

Publicado: 31/12/2019 às 08h53min | Atualizado 31/12/2019 às 08h56min

A- A+

Educação financeira para a formação de novos hábitos

O governo federal anuncia a inclusão da educação financeira como conteúdo para o Ensino Infantil e Fundamental, a partir do ano letivo..

O governo federal anuncia a inclusão da educação financeira como conteúdo para o Ensino Infantil e Fundamental, a partir do ano letivo de 2020. A iniciativa é importante e necessária para reconstruir o perfil de consumo das famílias brasileiras. Grande parte dos brasileiros fecham o ano afundados em dívidas, principalemnte com limites de cheques e cartões de crédito. Esses serviços exploram ao máximo com juros chegando perto dos 400% ao ano. Algo fora da realidade, mas aceito neste país que nada contesta contra os interesses de banqueiros.

o endividamento da população com bancos é horrível para o desenvolvimento econômico já que enorme volume de dinheiro fica retido numa minoria que vive de especulação financeira. O melhor é fazer com o volume finaceiro que fica retido com banqueiros possam circular no comércio. Isso é mais saudável para a economia de consumo porque move a máquina econômica em toda sua cadeia de valor.

Ao propor a educação financeira nas escolas, o governo estará corrigindo uma falha que vem se arrastando há décadas. O brasileiro foi estimulado ao consumo descontrolado é isso virou um problema gravíssimo já que o endividamento, além de travar a economia, causa nível elevado de estresse que, por consequência, gera diversos problemas familiares, sociais e de saúde.

É esperado que as futuras gerações sejam mais sustentáveis no uso de seus recursos financeiros com novos hábitos de economia doméstica. Dessa forma será possível reconstruir uma política econômica que seja consolidada no ciclo normal da cadeia de valor que liga a produção, indústria e comércio. Esperamos que as cartilhas não sejam para viciar ainda mais os novos brasileirinhos ao consumo sem controle como a geração de seus pais.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas