porto velho - ro, 21 Setembro 2019 20:42:44
    Geral

    Educação Transformadora é tema de palestra em Porto Velho

    Em busca de uma Educação transformadora, ética e solidária e por ferramentas que nos possibilitem maior equilíbrio ante as..

    Por Assessoria
    A-A+

    Publicado: 25/07/2019 às 15h42min

    Em busca de uma Educação transformadora, ética e solidária e por ferramentas que nos possibilitem maior equilíbrio ante as intempéries da vida cotidiana, tantos nos espaços escolares como nos formativos, o Centro de Estudos Budistas Bodsativa de Porto Velho, promoverá palestra e minicurso curso sobre o tema com o historiador e pedagogo Fernando Leão.

    Serão dois dias de programações relacionadas ao tema. Na sexta-feira (02), serão apresentados os conceitos de escola transformadora e a relação com uma verdadeira mudança do olhar na educação do país e no mundo, tendo quatro eixos como pilares deste programa, a empatia, o protagonismo, trabalho em grupo e criatividade.

    No sábado (03), será apresentada a experiência educacional do Instituto Caminho do Meio, escola Caminho do Meio e Escola Vila Verde (reconhecida como uma das Escolas Transformadoras), pedagogia por projetos, olhar para o mundo interno e transformação do ambiente em que a escola está inserida. Projeto premiado e reconhecido pela sua importância educacional e social, e que amplia o compromisso da educação para além dos alunos, incluindo de forma mais integrativa professores e famílias.

    Sobre o palestrante

    Fernando Leão é historiador e vem atuando na educação nos últimos 30 anos. É vice-presidente do Instituto Caminho do Meio, entidade social que é gestora das escolas Caminho do Meio em Viamão (RS) e Vila Verde em Alto Paraíso de Goiás, tendo sido diretor pedagógico desta última até o ano de 2018.

    A Escola Vila Verde (EVV) ganhou, em 2015, o prêmio Ashoka de Inovação. Sua sustentação pedagógica se dá a partir de um tripé: a Pedagogia de Projetos desenvolvida pelo filósofo Jonh Dewey; a preocupação com o meio ambiente a partir das observações de Fritjof Capra; e o olhar para o mundo interno inspirado no ensinamento budista.

    Também faz parte da Comunidade Ativadora do Programa Escolas Transformadoras desde 2015 e é coautor de dois livros, O ser e o agir transformador – Para mudar a conversa sobre educação, e Criatividade: Mudar a educação e transformar o mundo. Também é aluno do Lama Padma Samten há 15 anos e tutor do programa de facilitadores do CEBB – Centro de Estudos Budistas Bodisatva.

    Durante evento será lançado o e-book “Criatividade: Mudar a Educação, Transformar o mundo”. E pretende alcançar todos aqueles envolvidos com Educação e propostas inovadoras e necessárias para uma cultura libertária e de paz.

    PROGRAME-SE

    O quê: Palestra e minicurso sobre Educação Transformadora 1 e 2
    Onde: Casa de Cultura Ivan Marrocos (Av. Carlos Gomes, 563 – Caiari)
    Quando: Palestra (sexta-feira – 02/08) e Minicurso (sábado – 03/08)
    Horário: 19h30 (sexta) / 09hs as 12hs e das 14hs as 17hs (sábado)
    Inscrições: http://www.cebb.org.br/centros/ro/portovelho/
    Contribuição Sugerida: Dois quilos de alimentos não perecíveis. (que serão doados para entidades filantrópicas)

     



    Escreva um comentário