Porto Velho/RO, 27 Março 2024 07:54:49
Cidades

Educampo participa da Rondônia Rural Show pela segunda vez

Este ano o traz como novidade a adesão de mais duas escolas da Rede Municipal de Ensino e as experiências adquiridas em seminário

A- A+

Publicado: 25/05/2017 às 23h23min

Pela segunda vez consecutiva, o Projeto Educampo, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participa da Feira de Agronegócios Rondônia Rural Show, que acontece até o próximo dia 27, em Ji-Paraná. Este ano, o Projeto, voltado para a educação nas escolas rurais, traz como novidade a adesão de mais duas escolas da Rede Municipal de Ensino e as experiências adquiridas com a participação em um seminário internacional realizado no Sul do País.

Agora, de acordo com a coordenadora de Educação do Campo da Semed, Janete de Araújo Pereira além das escolas Bárbara Heliodora (localizada na 4ª Linha da Gleba G) e Pérola (Linha 98, Setor Riachuelo), participam, voluntariamente, também as escolas Professor Edson Lopes (Linha 20, Setor Itapirema) e Nova Aliança (Linha 86, Setor Riachuelo). Para receber o Projeto, as quatro escolas passaram por uma grande reestruturação, já visando uma nova metodologia de ensino voltada à realidade do campo. 

Ainda segundo a coordenadora do Projeto, representantes das quatro unidades de ensino estarão na Feira para apresentarem os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em suas respectivas escolas, bem como relatar as mudanças que o Educampo trouxe para o dia-a-dia dos alunos, dos pais dos alunos e até mesmo dos professores envolvidos diretamente no Projeto.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL 

Sobre a participação de servidores da Semed ligados ao Projeto Educampo no III Seminário Internacional de Educação do Campo, ocorrido em março deste ano em Erechim/RS, Janete disse que serão mostradas ao público da Rondônia Rural Show as oficinas montadas a partir das experiências vivenciadas com participantes de diversas regiões do País e até de países vizinhos, como Uruguai e Argentina.

 

Pela segunda vez consecutiva, o Projeto Educampo, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participa da Feira de Agronegócios Rondônia Rural Show, que acontece até o próximo dia 27, em Ji-Paraná. Este ano, o projeto, voltado para a educação nas escolas rurais, traz como novidade a adesão de mais duas escolas da Rede Municipal de Ensino e as experiências adquiridas com a participação em um seminário internacional realizado no Sul do País. Agora, de acordo com a coordenadora de Educação do Campo da Semed, Janete de Araújo Pereira além das escolas Bárbara Heliodora (localizada na 4ª Linha da Gleba G) e Pérola (Linha 98, Setor Riachuelo), participam, voluntariamente, também as escolas Professor Edson Lopes (Linha 20, Setor Itapirema) e Nova Aliança (Linha 86, Setor Riachuelo). Para receber o Projeto, as quatro escolas passaram por uma grande reestruturação, já visando uma nova metodologia de ensino voltada à realidade do campo. Ainda segundo a coordenadora do Projeto, representantes das quatro unidades de ensino estarão na feira para apresentarem os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em suas respectivas escolas, bem como relatar as mudanças que o Educampo trouxe para o dia-a-dia dos alunos, dos pais dos alunos e até mesmo dos professores envolvidos diretamente no Projeto. Sobre a participação de servidores da Semed ligados ao Projeto Educampo no III Seminário Internacional de Educação do Campo, ocorrido em março deste ano em Erechim/RS, Janete disse que serão mostradas ao público da Rondônia Rural Show as oficinas montadas a partir das experiências vivenciadas com participantes de diversas regiões do País e até de países vizinhos, como Uruguai e Argentina. Janete Pereira finalizou, dizendo: “Diferente do que ocorre aqui, na nossa Região, lá, no Sul, a educação do campo é vivenciada dentro de uma perspectiva bem mais politizada, quer dizer, aqui ainda estamos construindo nossas metodologias, vendo o que melhor se adequa à nossa realidade, enquanto em outras regiões brasileiras a preocupação é com temas complexos de ordem social, econômica e até cultural como a discriminação racial nas escolas rurais e os reflexos do crescente acesso de pequenos e médios agricultores às tecnologias de ponta. Isso tudo, toda essa bagagem de quem já trabalha a educação do campo há muito tempo estamos “digerindo” e adaptando gradativamente ao nosso Projeto. E é isso que queremos dividir com o público que deve visitar a Feira em Ji-Paraná”.

 



Deixe o seu comentário



Mais sobre Cidades