Porto Velho/RO, 20 Setembro 2021 17:13:31
Meio Ambiente

Efetivo da Força Nacional é capacitado para atuar na Operação Guardiões do Bioma em Rondônia

Desde o início da operação no estado, há dois meses, já foram combatidos 1.146 incêndios

A-A+

Publicado: 20/09/2021 às 16h35min | Atualizado 20/09/2021 às 17h13min

Sessenta e três bombeiros militares da Força Nacional vão reforçar a Operação Guardiões do Bioma em Rondônia. A ação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem como objetivo o combate a incêndios florestais e desmatamentos. Desde o início da operação no estado, há dois meses, já foram combatidos 1.146 incêndios e realizadas 296 ações preventivas.

Como parte da capacitação, os profissionais de segurança pública tiveram instruções de Atendimento Pré-Hospitalar Básico e Tático; Sistema de Comando de Incidentes; Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas; Técnicas de Salvamento Aquático e Natação Utilitária; Busca e Resgate em Áreas Inundadas e em Deslizamentos; Princípios Gerais de Sobrevivência; e Técnicas de Combate a Incêndios Florestais.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública é responsável pelo trabalho de coordenação, integração entre os órgãos envolvidos, envio da Força Nacional, além do pagamento das diárias para bombeiros e policiais militares ambientais dos estados que manifestaram interesse.

Ação

A operação ocorre nos estados dos biomas da Amazônia, Cerrado e Pantanal, e foi lançada no mês de julho. Além disso, conta com a atuação de Corpos de Bombeiros Militares, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). (A.I.)



Deixe o seu comentário