Porto Velho/RO, 20 Março 2024 08:34:09

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 04/02/2019 às 09h20min

A- A+

Eleição da mesa da ALE indica composição entre oposição e governo

Dolorosas lições O enorme sofrimento trazido pela tragédia de Brumadinho vai se estender para muito além da tarefa de achar até o..

Dolorosas lições

O enorme sofrimento trazido pela tragédia de Brumadinho vai se estender para muito além da tarefa de achar até o último desaparecido. Vai se arrastar na lenta e horripilante progressão da lama se arrastando rumo ao Rio São Francisco e manterá um permanente dedo acusador sobre a Nação: por que a tragédia de Mariana não nos ensinou a zelar melhor pelo meio ambiente, prevenindo tragédias, choro e ranger de dentes?

A grande lição que ficará desse tristíssimo episódio é que o descuido com a proteção ambiental é um dos muitos tentáculos cruéis e dissimulados da corrupção. Ela usa desafiadoramente a desídia de agentes do Estado e a ganância de bio piratas para driblar a lei e acumular riquezas malditas.

Na respeitada revista Science, o físico ambiental Paulo Artaxo defendeu há pouco a floresta com “um tesouro brasileiro que deve ser bem mantido para esta e futuras gerações”, tarefa simultânea à elevação da produção de alimentos e ao crescimento da economia cresce.

Por isso não faz sentido atribuir apenas à esquerda preocupações reais ou aparentes com os cuidados, a fiscalização e o rigor na preservação do meio ambiente. Cuidar do que é de todos não é nenhum fantasioso e conspiratório “marxismo cultural”: é um dever igualmente de todos.
……………………………………………

Primeira impressão

A primeira impressão sobre a nova mesa diretora da Assembleia Legislativa, agora pilotada pelo deputado Laerte Gomes (PSDB-Ji-Paraná) é que houve uma composição entre parlamentares governistas e de representantes eleitos pela oposição. Não se vê, por enquanto, com este acordo, hostilidades ao governo Marcos Rocha (PSL) como se comentava até então nos bastidores.

Base parlamentar

Se de um lado, o governador Marcos Rocha poderá contar com uma trégua temporária no Legislativo com a composição da nova mesa diretora do Parlamento estadual, de outro não terá uma base parlamentar confiável e segura como teve Confúcio Moura. Mais adiante terá que abrir entendimentos com á Casa de Leis para se garantir, como já foi feito com governos anteriores.

Lábia dos tucanos

Embora padeça com o candidato ao governo de Rondônia Expedito Junior que foi derrotado fragorosamente nas urnas no ano passado, os tucanos reinam na capital. Contam com o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves e agora com o presidente da Assembleia Legislativa Laerte Gomes que teve apoio até do petista Lazinho na sua jornada pata galgar a presidência. Convencer petista votar em tucano é uma proeza!

Os ex-presidentes

Depois de chefiar a horta do presídio de Porto Velho durante três anos, o ex-presidente da Assembleia Legislativa Natanael Silva (PP-Ariquemes) está solto, em regime semiaberto. Outros ex-presidentes com problemas na justiça, bem como tantos outros ex-deputados estaduais ainda são considerados casos pendentes. Como sempre, tem até foragidos no pedaço perambulando pelo estado..

Jogo de cena

Teve muito jogo de cena entre os políticos, sindicatos, trabalhadores e a empresa concessionária de transportes coletivos em Porto Velho. Ora, se um dos sócios do Consorcio Sim esta assumindo, o atendimento continuará tudo o mesmo, a única coisa que mudou é que a empresa receberá aporte de recursos da municipalidade, que não teria sem a “rebelião” encetada, e logo, logo o que vem, é um reajuste na tarifa.

Via Direta

***O presidente da Câmara de Vereadores de PVH Edwilson Negreiros, considerado um dos políticos mais mentirosos – só perde para o Garçon – tinha prometido um mundo azul para a capital em 2019 *** Tudo seria resolvido na cidade, mas o que se vê, não querendo voduzar, são as coisas piorando em tudo *** Mais uma vez a conclusão da BR-319 foi postergada pelo governo federal *** Urge a bancada federal da Amazônia se unir e cobrar a ligação rodoviária Porto Velho-Manaus.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas