Porto Velho/RO, 31 Março 2024 21:05:26
Diário da Amazônia

Eleições suplementares movimentam Rolim e Pimenta

As eleições suplementares foram convocadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), após a cassação dos mandatos dos prefeitos.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 11/11/2018 às 06h46min

Os eleitores dos dois municípios não mostraram empolgação com o processo eleitoral (Divulgação)

A população de Rolim de Moura e Pimenta Bueno retornam às urnas no próximo dia 9 de dezembro para eleger prefeitos e vices. As eleições suplementares foram convocadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), após a cassação dos mandatos dos prefeitos Luizão do Trento (PSDB-Rolim) e Juliana Roque (PSB-Pimenta).

Em Rolim de Moura, quatro candidatos estão na disputa do processo eleitoral. Apresentaram registros de candidaturas os seguintes candidatos: Dr. Lauro (PRB); Aldair Júlio (MDB), Uender Nogueira (PSL) e Jairo Benetti (Solidariedade). Já em Pimenta, convenções partidárias homologaram os nomes de Bartolomeu Alves (PCB) e Arismar Araújo (PP).

Conforme o calendário eleitoral divulgado pela Justiça Eleitoral, nesta segunda-feira, dia 12, é o último dia para impugnação aos pedidos de registro de candidatura individual de candidatos, cujos partidos políticos ou coligações não os tenham requerido.

ELEITOR DESANIMADO

Segundo apurou o Diário, os eleitores dos dois municípios não mostraram empolgação com o processo eleitoral e os candidatos terão nas próximas três semanas de convencer, pela terceira vez, a população a retornar às urnas.
No último dia 6 de outubro, a população dos dois municípios votou para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. No último dia 29 de outubro, os eleitores retornaram às urnas para escolher na eleição de segundo turno o governador eleito Marcos Rocha (PSL) e o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

Ao todo, 26.269 eleitores poderão votar na nova eleição municipal de Pimenta Bueno e 38.258 na de Rolim de Moura. Apenas os cidadãos regularmente inscritos na 9ª e na 29 ª Zonas Eleitorais até o dia 11 de julho de 2018 poderão exercer o direito de voto neste pleito suplementar.

Segundo apurou o Diário, na última eleição de segundo turno para governo em Rolim de Moura, apenas 27,7 mil eleitores foram às urnas para escolher o governador. Em Pimenta Bueno, a Justiça Eleitoral contabilizou a presença de 18.554 eleitores. O maior número de abstenção na eleição de segundo turno para governo foi registrado em Rolim de Moura; 10.510 eleitores decidiram anular o voto. Em Pimenta Bueno, esse número chegou a 7.715 votos que foram anulados, somados com votos em branco.

CALENDÁRIO ELEITORAL DAS ELEIÇÕES

2 de novembro

1. Último dia para impugnação aos pedidos de registro de candidatura individual de candidatos, cujos partidos políticos ou coligações não os tenham requerido (Lei Complementar n. 64/90, art. 3°).
2. Último dia para que se promova a agregação de seções.

16 de novembro

1. Último dia para os responsáveis por todas as repartições, órgãos e unidades do serviço público oficiarem ao juiz eleitoral, informando o número, a espécie e a lotação dos veículos e embarcações de que dispõem para a eleição.

2. Último dia para a designação da localização das seções eleitorais (Código Eleitoral, art. 135).

3. Último dia para o juiz eleitoral realizar sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda, de cada partido ou coligação no primeiro dia do horário eleitoral gratuito. 4. Último dia para que as Comissões de Alimentação e Transporte encaminhem ao Tribunal informação acerca do quantitativo necessário de auxílio-alimentação e combustível.

21 de novembro

1. Data a partir da qual pode ser veiculada propaganda eleitoral gratuita no rádio e/ou televisão, se for o caso. 2. Último dia para a instalação da Comissão Especial de Transporte e Alimentação (Lei n. 6.091/1974).

27 de novembro

1. Data em que todos os pedidos de registro de candidatos a prefeito e a vice-prefeito, mesmo os impugnados, devem estar julgados pelo juiz eleitoral e publicadas as respectivas decisões.



Deixe o seu comentário