Porto Velho/RO, 25 Abril 2020 09:17:09
Geral

Eleitor pode atualizar situação eleitoral pela internet, diz TRE-RO

'Título Net' permite, ainda, alistamento e revisão para regularizar inscrição cancelada. Medida foi estabelecida por causa da pandemia do no

Por Redação Diário da Amazônia
A-A+

Publicado: 25/04/2020 às 09h16min | Atualizado 25/04/2020 às 09h17min

Eleitores de Rondônia podem pedir títulos de eleitor pela internet. — Foto: TSE

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) adotou um sistema que permite a atualizar a situação eleitoral pela internet. O chamado “Título Net” já está em vigor aos eleitores rondonienses que desejam tirar o primeiro título ou alterar a zona de onde vota (no casos justificados). A medida foi estabelecida por causa da pandemia do novo coronavírus.

A plataforma também permite que o eleitor faça a revisão para regularizar a inscrição cancelada. As solicitações enviadas pela internet serão analisadas pela Justiça Eleitoral.

Clique aqui e acesse o Título Net

Segundo o TRE-RO, o eleitor primeiro precisa acessar a página do atendimento remoto, depois clicar em eleitor e eleições/atendimento remoto. Mas, antes de qualquer procedimento, o TRE pede que a pessoa cheque se tem algum débito na Justiça Eleitoral ou se a situação está irregular.

Em casos de débitos, o eleitor pode emitir o boleto e fazer o pagamento nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil. O eleitor que provar sua insuficiência financeira ficará isento de pagar multa.

Para usar o “Titular Net”, a pessoa precisa digitalizar ou tirar fotos dos seguintes documentos:

Documento oficial de identidade com foto (frente e verso);

Comprovante de residência;

Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos);

Foto-self segurando documento oficial com a parte facial à frente.

O TRE esclareceu também que a biometria será feita para novos eleitores na sequência sob convocação da Justiça Eleitoral. Caso a pessoa não compareça, poderá ter a inscrição indeferida. A Justiça Eleitoral não envia e-mails informando sobre cancelamento de títulos ou atendimento virtual.



Deixe o seu comentário