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Editorial

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Publicado: 23/10/2020 às 08h27min

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Eleitores indecisos podem se tornar decisivos nas eleições

Em todo o país o número de eleitores sem candidatos tem causado alvoroço entre os pretendentes aos cargos eletivos. O pouco tempo que..

Em todo o país o número de eleitores sem candidatos tem causado alvoroço entre os pretendentes aos cargos eletivos. O pouco tempo que ainda resta para as campanhas, antes do dia 15 de novembro, serão determinantes para os que precisam reverter os resultados das pesquisas. Em Porto Velho, a pesquisa Ibope divulgada no último dia 14, trouxe a marca de 26% dos eleitores que disseram que votariam em branco, nulo ou indecisos. Considerando a margem de erro de 4%, significa que o quadro sucessório continua indefinido nas eleições para prefeito.

Conquistar o voto ainda sem rumo é o desafio histórico de todas as campanhas. Os ‘marketeiros’ geralmente utilizam o ‘teorema do eleitor mediano’ para tentar da melhor forma trazer parte desse eleitorado para seus respectivos candidatos. Os indecisos influenciam diretamente as estratégias de campanhas, principalmente as majoritárias. O princípio dessa formula é descobrir o que pensa esse eleitorado e construir o discurso assertivo que possa atrai-lo. 

Considerando que o eleitor mediano é de característica central, para fisgar essa margem de voto, os candidatos precisam deixar de lado os discursos ideológicos e focar nos interesses desse eleitorado que se espera conquistar. Essa manobra discursiva é arriscada porque tende a deixar de lado o discurso ao eleitorado já conquistado. Trata-se da teoria das falas universalizantes deixando de lado instintos, emoções, históricos partidários, e particularidades.

Como a utilização eficiente dessas teorias não é simples, considerando a complexidade do eleitorado indeciso, muitas campanhas naufragam ao tentar sair dos limites e ousar na conquista aos votos que faltam para a decisão nas urnas. Tudo indica que as eleições nas principais cidades podem ser decididas na reta de chegada, à medida que uma ou outra candidatura possa acertar o discurso com o eleitor mediano sem perder o eleitor conquistado. Como dica para localizar o eleito mediano é bom observar o tamanho da insatisfação das pessoas com os políticos. 


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