Porto Velho/RO, 26 Março 2024 14:24:39
Diário da Amazônia

Em 30 dias, equipamento faz cerca de 600 exames

Os materiais coletados são arquivados em uma soroteca para posteriores contraprovas e têm seus exames laudados em até sete dias

Por Redação
A- A+

Publicado: 07/12/2018 às 08h50min

Cerca de 600 pacientes foram beneficiados nos últimos 30 dias, desde quando foi colocado para funcionar o equipamento de diagnóstico Cobas E 411, do laboratório do Hospital Regional. O aparelho identifica a presença de várias doenças instantaneamente e agora trabalha sem parar, apesar de ter sido entregue em gestões passadas.
Complexo, o equipamento é capaz de analisar o sangue dos pacientes automaticamente e, em minutos, oferecer o resultado para diversos exames, como toxoplasmose, rubéola, HIV, hepatites, anemia, marcadores cancerígenos, tumorais e cardíacos, PSA, bem como hormônios da fertilidade e tireoideanos.

Tempo de resultados de exames caiu de 60 dias para 01. – Foto: Divulgação

“É um equipamento fantástico que colocamos para funcionar há um mês. De lá para cá conseguimos realizar cerca de 600 exames de amostras de sangue, com diversos resultados individuais para estas doenças em cada um. Antes as coletas precisavam ir para Porto Velho ou até São Paulo. Agora é instantâneo, de graça e confiável”, explica a bioquímica e responsável técnica pelo laboratório do HRV, Roberta Matos.

Os materiais coletados são arquivados em uma soroteca para posteriores contraprovas e têm seus exames laudados em até sete dias.

O Laboratório Municipal de exames clínicos onde a máquina está deverá ser aberto logo no início do ano. A área de recepção já está construída e tem a porta de entrada voltada à avenida Jô Sato. A estrutura conta com uma sala própria para coleta dos exames e sala de espera.



Deixe o seu comentário