Porto Velho/RO, 28 Março 2024 22:51:11
SAÚDE

Em Cacoal, mulheres fazem exames preventivos de forma gratuita

Atendimentos são para mulheres que já passaram por uma triagem. Expectativa é até quinta-feira (11) atender cerca de 270 mulheres.

Por G1 Cacoal e Zona da Mata
A- A+

Publicado: 09/07/2019 às 17h26min

Carreta do Hospital de Amor em Cacoal — Foto: Magda Oliveira/G1

A carreta do Hospital de Câncer de Barretos, o Hospital de Amor, estacionou no pátio do quartel da Polícia Militar de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, na manhã de terça-feira (9). Durante três dias a unidade oferecerá exames de mamografia em prevenção ao câncer de mama e testes rápidos que detectam as hepatites virais.

A expectativa é até quinta-feira (11) atender cerca de 270 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Os atendimentos são para mulheres que já passaram por triagem no mês de junho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

A carreta tem sala de espera e espaço para a realização das mamografias. A professora Socorro Bezerra Lima conta que tem o hábito de se cuidar e não perdeu tempo. Ela foi fazer o exame, pois sabe que a prevenção é o melhor remédio.

“Quem tem amor própria, precisa se cuidar. Temos que aproveitar ainda mais quando esse cuidado não precisa ser tirado do bolso, já que ele é bem caro. Eu sou de Divinópolis, acordei 4h e vim para Cacoal para me cuidar”, contou a professora.

Equipamentos foram instalados na carreta do Hospital de Amor — Foto: Magda Oliveira/G1 Equipamentos foram instalados na carreta do Hospital de Amor — Foto: Magda Oliveira/G1
Equipamentos foram instalados na carreta do Hospital de Amor — Foto: Magda Oliveira/G1

A agente de saúde Joana Rosa de Souza também foi uma das que passaram pela triagem para realizar o exame de mamografia. Ela entende a importância da prevenção, mas afirma que há algum tempo não realizava o exame. Agora pretende se cuidar um pouco mais.

“Nós que somos mulheres temos sempre que nos prevenir e em Rondônia está com altos índices de câncer no útero, mama. Graças a Deus na minha família não tenho casos, mas sei que é bom se prevenir e já fazia tempo que não fazia o exame. A última vez foi em 2008, mas agora pretendo repetir sempre que necessário”, disse Joana.

De acordo com a coordenadora da atenção básica Erika Cristina de Lima, todas as mulheres atendidas na carreta passaram por uma seleção nas UBS. O resultado do exame de mamografia leva em média 40 dias para ficar pronto. Caso haja alterações, as pacientes deverão ser encaminhadas ao Hospital de Amor da Amazônia, na capital, e serão acompanhadas pela equipe médica.

“Nosso atendimento será feito durante os três períodos, sendo 30 mulheres em cada período. As mulheres que estão recebendo atendimento já foram ‘triadas’ pelas UBS e pelo leilão do amor. A nossa ideia é ter um diagnostico precoce, pois quanto mais cedo descobrir a doença, mais fácil será o tratamento”, afirma a coordenadora.

Os atendimentos serão oferecidos de terça-feira a quinta-feira.



Deixe o seu comentário