Porto Velho/RO, 23 Março 2024 13:21:03
Diário da Amazônia

Em Cacoal, produtores de ovos terão entreposto

Com o entreposto os produtores vão poder adquirir o Selo de Inspeção Estadual.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 04/08/2017 às 05h05min

Produtores e órgãos ligados ao setor avícola se reuniram ontem (3) no Sebrae

Cacoal possui pelo menos 20 propriedades rurais dedicadas à produção de ovos de galinha, que juntos produzem em média 80 mil unidades por dia. Para agregar valor e possibilitar que esses produtos possam ser vendidos para outros municípios do Estado, Cacoal ganhará um entreposto, com a instalação de equipamentos para classificar e higienizar o produto, antes da comercialização.

De acordo com o secretário regional do governo em Cacoal, Charles Pereira, o projeto é uma parceria entre os produtores e o governo do Estado. “Os produtores estão construindo dois barracões, sendo um na linha três e outro na linha 10. Já o governo ficará responsável pelo recurso. Sendo que foi liberado R$ 604 mil para a compra dos equipamentos”, contou.

Com o entreposto os produtores vão poder adquirir o Selo de Inspeção Estadual, que permite a comercialização dos ovos em todo o estado. A expectativa é aumentar a produção em pelo menos 30%.

A veterinária da Agência Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) Alessandra Nascimento, disse que a instalação do entreposto está em fase de implantação do local, com o recebimento de documentos, projeto e plantas. Os produtores de Cacoal que forem pegos comercializando, ou transportando seus produtos para outros municípios do Estado, sem o selo de inspeção, poderão ter os produtos apreendidos e destruídos.

“Após toda a construção, vai ficar a cargo da Idaron a fiscalização desse entreposto. Desde as boas práticas da fabricação, até o produto final de qualidade, segura para o consumo humano. De acordo com a legislação é proibida a venda desses ovos, sem o registro de Defesa Sanitária Animal”, esclareceu.

Júlio Turrini produz cerca de sete mil ovos na propriedade e diz que o entreposto vai possibilitar os produtores trabalharem dentro da legalidade. “A minha intenção é que até o mês de março do próximo ano possa aumentar a produção para 11 mil ovos/dia, e acredito que esse entreposto irá me beneficiar muito, pois minha produção já não pode ficar apenas em Cacoal”.

Reunião

Antes de começar a funcionar o entreposto, produtores e órgãos ligados ao setor avícola se reuniram ontem (3) no Sebrae, para discutir sobre o arranjo produtivo que irá definir a questão administrativa.



Deixe o seu comentário