Porto Velho/RO, 27 Março 2024 16:13:34
Diário da Amazônia

Em Ji-Paraná, nível do rio Machado ainda é preocupante

Até ontem havia ao menos oito famílias desabrigadas recebendo o apoio através da Defesa Civil.

Por J. Nogueira
A- A+

Publicado: 16/01/2019 às 07h21min

O nível das águas dos rios Machado e Urupá que desagua em Ji-Paraná, baixou pouco mais de dois centímetros no decorrer de ontem (15). Mesmo assim, ainda é considerado preocupante em decorrência das fortes chuvas que continuam sendo registradas nas regiões das cidades de Pimenta Bueno e Cacoal. Até ontem havia ao menos oito famílias desabrigadas recebendo o apoio através da Defesa Civil.

Equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos leva móveis para o Adão Lamota. – Foto: Divulgação

Segundo a professora e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Semas), Sônia Reigota, a situação poderia ser bem pior caso o município não tivesse aderido ao programa Minha Casa, Minha Vida que beneficiou centenas de famílias carentes.

O nível do rio Ji-Paraná iniciou o ano em alta, marcando 9,66 metros, e no final da primeira semana chegou aos 9,66 m. No começou da segunda semana, a régua marcava 10 centímetros a mais, e na sexta-feira, o nível chegou aos 9,75 metros. A situação começou a se complicar, em Ji-Paraná quando o Ji-Paraná chegou aos 10,25 metros, e nos dias seguintes, só aumentando o seu volume de água, atingindo os pontos considerados mais baixos. No domingo, esse nível chegou aos 10,60 m, e na última segunda-feira (14), pela manhã registrando 11,01 m e no período da tarde aos 11,19 metros. No período da noite este nível alcançou os 11.26 m, mas ontem acabou recuando três centímetros.

PARCERIA E SOCORRO

Segundo a secretária Sônia Reigota, o trabalho da Defesa Civil Municipal, além do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, também as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (Semas), Esporte e Turismo (Semetur), Saúde (Semusa) e secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp). As famílias desabrigadas pela enchente, primeiro foram levadas para o ginásio Gerivaldo José de Souza (Gerivaldão), e no final da tarde de segunda-feira (14), encaminhadas para o ginásio, Adão Valdir Lamota situado na rua T-17 do bairro Nova Brasília, segundo distrito, por oferecer melhor estrutura.

Os desabrigados estão recebendo toda alimentação (café, almoço, merenda das 17h e jantar). Os desabrigados também contam com uma equipe de assistentes sociais e outros profissionais, transporte, casos de enfermos, e diversas outras orientações.

CONTROLE DAS FAMÍLIAS

Para prestar o máximo de segurança possível a essas famílias, Sônia Reigota garantiu que no ginásio somente são permitidas a entrada por pessoas autorizadas. No período da noite, o acesso interno é encerrado a partir das 21h30. “Contamos com o apoio da Polícia Militar que sempre realiza rondas preventivas na região do ginásio”, declarou.
Na tarde de terça-feira voltou a chover muito forte no Município de Ji-Paraná.



Deixe o seu comentário