Porto Velho/RO, 18 Março 2024 18:28:50

Política &

coluna

Publicado: 28/03/2019 às 15h17min | Atualizado 28/03/2019 às 15h19min

A- A+

Em política, consenso é exceção e dissenso regra

“Eu faço um apelo ao presidente pare, chega, peça ao entorno para parar de criticar. Vamos governar” – Rodrigo Maia para Jair..

“Eu faço um apelo ao presidente pare, chega, peça ao entorno para parar de criticar. Vamos governar” – Rodrigo Maia para Jair Bolsonaro

1-Bate-boca improdutivo

Talvez o presidente da Câmara Rodrigo Maia não tenha se amoldado à nova condição daquele deputado do baixíssimo clero na Presidência da República ou talvez o próprio Bolsonaro não tenha se dado conta de que já é o presidente e não mais um candidato ao cargo. A linha caótica da condução de suas divergências leva a crer que lutam para não caírem de pontos estáticos e onde estão por direito. Os dois ocupam suas casas no tabuleiro, no mesmo lado e com cores iguais, ou seja, são do mesmo time. Ara sô…

2- Engolindo sapos

Rodrigo Maia e Bolsonaro, dois chefes de poder ao se envolverem nesta batalha de egos esquecem a regra de ouro da política que é vivenciada a cada dia no parlamento, aliás, origem dos dois: a conversa. Em política, consenso é exceção e dissenso regra. Ulisses Guimarães dizia “em política até a raiva é combinada” e para outro mais velho, Nereu Ramos, “política é a arte de engolir sapos”. Maia e Bolsonaro não conhecem de política, não estudaram a história do Brasil ou ainda não “ganharam” cabelos brancos.

3-Tirando água de pedra

O atual presidente da Caerd, José Irineu Cardoso Ferreira, trava uma luta inglória para tirar a empresa da insolvência, mas o esforço de hoje são as dívidas trabalhistas. Com planos ousados para incentivar demissões voluntárias, José Irineu esbarra, contudo numa pedreira que é a falta absoluta de grana para o projeto. Sem se dar por vencido Irineu bateu na porta da ALE cujo caixa foi raspado, pedindo o que não pode ser feito. Como se diz pros lados de Caculé, “dois cegos numa porta só, Deus favoreça os dois”. Salvar a Caerd é mais difícil que impedir rompimento da barragem da Vale com uma colher de pedreiro e um saco de cimento. Vende ou dá de graça que é mais lucrativo.

4-No trecho

O presidente da ALE, deputado Laerte Gomes meteu o pé na estrada e está buscando os problemas e levando as soluções para os prefeitos do estado, independente de cor ou sigla partidária. Relembrando os tempos em que foi presidente da Arom, emenda a conversa com as lideranças na Sede da ALE e depois disso abre o gás para o interior para negociar as soluções mais viáveis na área política e econômica. E haja chão.

5-Lambança de gringo

E avança consistente, firme e forte a espetacular indecisão britânica sobre a saída do país da União Européia. Como se cantassem em uníssono o samba do crioulo doido, os ingleses rechaçaram todas as possibilidades de acordo para sim e para não e sem deixar sequer margem para apagar tudo e fazer outra vez. Na Inglaterra que vive seus dias de terceiro mundo, o nome é Brexit. Por aqui é a popular e avacalhada lambança.

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.